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Curso de Engenharia Civil do Ifal Palmeira alcança conceito 5 em avaliação do MEC

Nota é resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no ano passado

por Monique de Sá publicado: 09/10/2018 11h35 última modificação: 11/10/2018 12h57

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios acordou com uma boa notícia nesta terça-feira, 09. Foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) os resultados do conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em novembro do ano passado, e o campus Palmeira obteve nota 05 pelo Ministério da Educação (MEC) no curso de Engenharia Civil.

A prova do Enade avaliou o rendimento dos alunos concluintes da primeira turma de Engenharia Civil em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação. Em 2016, o campus recebeu, em suas instalações, avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), oportunidade em que puderam julgar três dimensões avaliativas: pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Após a avaliação, o curso obteve nota 04 em seu conceito.

Para a chefe do Departamento de Ensino Superior, Sheyla Marques, este é o reconhecimento do trabalho articulado entre os servidores do Instituto. “Essa nota representa a qualidade do ensino do nosso campus. A sensação é de dever cumprido entre todos que fazem parte desta casa e que contribuíram significativamente para esta conquista. Cumprimos com o que nós propusemos em 2010 quando começamos a pensar no projeto do curso”, relata a docente, que esteve também por três anos como coordenadora de Engenharia Civil.

Sheyla acrescenta que outro diferencial são os alunos que integram a instituição. “Eles sempre mostraram um alto potencial. São a base de tudo isso”, comemora.

A matriz curricular do curso de Engenharia Civil é composta por 10 períodos e engloba disciplinas de cálculo, geologia, estruturas, ética, entre outras. Com carga horária total de 4.314 horas, o curso tem como objetivo possibilitar uma formação ao engenheiro que lhe permita desenvolver e aplicar conhecimentos e saberes inovadores como também a leitura e interpretação dos aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais.