Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Marechal Deodoro Notícias > Projeto Leia Mulheres leva estudantes ao cinema pela primeira vez para filme do Oscar 2019

Notícias

Projeto Leia Mulheres leva estudantes ao cinema pela primeira vez para filme do Oscar 2019

Cine Arte Pajuçara fez exibição exclusiva do filme A Esposa, com debate sobre o papel da mulher na literatura

por Acássia Deliê publicado: 14/03/2019 17h01 última modificação: 14/03/2019 17h27
Exibir carrossel de imagens Estudantes reunidos no palco do cine Arte Pajuçara

Estudantes reunidos no palco do cine Arte Pajuçara

Joan é casada há 40 anos com um escritor que está prestes a receber o Prêmio Nobel de Literatura. A notícia abre um debate sobre um grande segredo do casal e faz Joan refletir se valeu a pena esconder seu próprio talento literário em nome do sucesso do marido. A história é contada no filme A Esposa, um dos concorrentes do Oscar 2019, exibido em uma sessão exclusiva do Arte Pajuçara para estudantes do Instituto Federal Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro, na manhã desta quinta-feira (14).

"Nosso projeto incentiva a leitura de obras escritas por mulheres e isso está também na base do filme A Esposa", diz profa. Elaine.

A iniciativa foi do projeto de ensino Leia Mulheres - Marechal Deodoro, coordenado pela professora Elaine Rapôso, no campus do Ifal no município. Para muitos estudantes, foi a chance de conhecer uma sala de cinema e assistir a um filme pela primeira vez na telona. No final, eles participaram de um debate sobre a obra. "Por tudo isso, por toda a experiência, foi uma manhã incrível. Nosso projeto busca incentivar a leitura de obras escritas por mulheres e isso está também na base do filme", diz a professora.

Os ingressos para a sessão foram custeados por servidores da escola, a convite do projeto. Participaram do evento estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Meio Ambiente, Cozinha (EJA) e Hospedagem (EJA), além da ex-aluna da instituição, Maria Rosane, hoje uma das mediadoras do Leia Mulheres em Marechal Deodoro. "Achei fantástico o debate de hoje, para entender o recorte da mulher e os papéis aos quais ela se submete", conta Rosane, de 20 anos.

Sílvio Santos também esteve por lá. Ele é aluno de Meio Ambiente, tem 17 anos, assistiu ao filme, participou do debate e gostou da experiência: "Foi importante para entender o que acontecia com as mulheres no passado e o que ainda acontece hoje. E pelo debate, a partir de várias ideias, formamos um diário construtivo, sobre o filme e sobre a realidade".

Estudantes na sessão exclusiva do filme A Esposa

O que é o Leia Mulheres?

O Leia Mulheres é um clube de leitura nacional, presente em mais de 80 cidades do Brasil, que incentiva a leitura e a circulação de obras escritas por mulheres. Em Marechal Deodoro, é organizado desde julho de 2017, por um grupo de estudantes do Ifal, coordenado pela professora Elaine Rapôso, doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

--

O Projeto Leia Mulheres - Marechal Deodoro agradece às servidoras e servidores que custearam os ingressos dos estudantes para a sessão exclusiva de A Esposa, no Arte Pajuçara:

Acássia Deliê - jornalista
Ana Paula Fiori - professora
Bruno Ribeiro - professor
Éder Souza - diretor-geral em exercício
Edvan Horácio - professor
Elaine Rapôso - professora
Francisco Silvério - professor
Lídia Fabiana - professora
Michelly Libos - professora
Rodrigo Lucena - professor
Tázio Zambi - professor