Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Marechal Deodoro Notícias > Conheça os feras que passaram em 1º lugar nos cursos técnicos do Campus Marechal Deodoro

Notícias

Conheça os feras que passaram em 1º lugar nos cursos técnicos do Campus Marechal Deodoro

Ex-alunos de escolas públicas e do ProIfal, Alane e Gustavo lideram lista de aprovados no Exame de Seleção 2018

por Acássia Deliê publicado: 02/02/2018 13h26 última modificação: 02/02/2018 13h26
Exibir carrossel de imagens Alane: 1º lugar geral no Exame de Seleção 2018

Alane: 1º lugar geral no Exame de Seleção 2018

Se passar no Exame de Seleção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) já é motivo de comemoração, imagine ser aprovado em primeiro lugar. Para os estudantes Alane Lima, de 15 anos, e Gustavo Oliveira, de 17, 2018 começou com alegria em dose dupla. Ex-alunos de escolas públicas municipais e também do ProIfal - ação de extensão do Ifal que prepara jovens para a prova do instituto -, eles foram os primeiros colocados na seleção para os cursos técnicos integrados do Campus Marechal Deodoro.

No caso da Alane, a conquista foi ainda maior. Ela foi a candidata com a maior nota no Exame de Seleção, entre os 60 aprovados. Das 40 questões de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, Alane acertou 30, um aproveitamento de 75%. E o segredo, qual foi?

"Minha meta era superar o primeiro lugar do ano passado, que fez 29 pontos. E consegui!", conta Alana, que estudava na Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo e agora vai começar o curso técnico em Meio Ambiente no Ifal de Marechal Deodoro. "O ProIfal também foi muito importante, porque me ajudou a tirar dúvidas".

Novas oportunidades

Gustavo: 1º lugar para o curso técnico em Guia de TurismoE foi no ProIfal que ela conheceu o amigo Gustavo Oliveira, primeiro lugar no Exame de Seleção para o curso técnico em Guia de Turismo, com 22 pontos. Ex-aluno da Escola Municipal Eleuza Galvão, ele diz que o curso preparatório do ProIfal lhe deu tranquilidade e força de vontade para estudar e ser aprovado.

"O projeto foi o meu maior aliado. Eu estava super confiante. Quando cheguei no Campus eu só estava com uma coisa em mente: 'eu vim para passar e assim será'. Agradeço a todos que tiveram a participação nessa conquista, minha mãe, meu pai, minha avó, a diretora da escola, Ana Paula, ao meu ex-professor de matemática, Cícero Belarmino, e a todos do ProIfal".

Agora, Alane e Gustavo se preparam para conhecer novos amigos e encarar os desafios da nova escola. "Minha matéria preferida é Matemática. Acho que o Ifal pode me trazer oportunidades e novos projetos, monitoria, olimpíadas e outras coisas", diz Alane. "Eu também procuro uma educação e um ensino de boa qualidade, meu interesse principal são os desafios, projetos, professores interessados em ensinar e um nível maior de dificuldade nas matérias", garante Gustavo.

O que é o ProIfal

O Proifal é um projeto de extensão do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) que faz uma revisão dos principais conteúdos de Matemática e da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, além de apresentar aos alunos o funcionamento dos campi. O curso possui carga horária de 80 horas, com duração estimada de 6 meses e aulas duas vezes por semana.

O coordenador do projeto no Campus Marechal Deodoro, professor Edvan Horacio, explica que o ProIfal é  um dos primeiros contatos que os alunos  da rede municipal têm com a instituição federal e com o o grau de dedicação  que os cursos exigem. "No caso da Alane e do Gustavo, por exemplo, sempre foram alunos muito dedicados, sempre participativos nas aulas", lembra Edvan.

De acordo com o professor, as novas turmas do ProIfal 2018 devem ser abertas até o próximo mês de abril. O período de inscrições será divulgado nas escolas municipais e no site www.marechal.ifal.edu.br.

Alane fez matrícula junto com a mãe, Gerlane