Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Maragogi Notícias > Fórum da assistência estudantil do Ifal tem recorde de participantes

Notícias

Fórum da assistência estudantil do Ifal tem recorde de participantes

Encontro conta com 55 profissionais das áreas da saúde, psicologia e pedagogia em sua 30ª edição, em Maragogi

por Bartolomeu Honorato publicado: 21/06/2018 12h13 última modificação: 21/06/2018 13h00
Encontro nesta quinta (21)

Encontro nesta quinta (21)

Com recorde de participantes, o Fórum Permanente da Assistência Estudantil (Forpae) do Instituto Federal de Alagoas reúne assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e profissionais de saúde para discutirem ações de melhoria do atendimento aos estudantes da instituição. A 30ª edição do evento ocorre no campus Maragogi, litoral Norte de Alagoas, desde a terça-feira (19).

“Temos 34 membros permanentes no Fórum, mas sempre tivemos a participação de 30 a 32 profissionais. Aqui registramos 55. É um evento que vem crescendo e trazendo benefícios para o Instituto”, afirma o diretor de Políticas Estudantis do Ifal, Elton Barros do Nascimento. Entre as conquistas, ele cita o estabelecimento de protocolos de atendimento de saúde, criação de programas e projetos de assistência social.

Um dos motivos elencados por Elton Barros para o aumento do número de inscritos no Fórum é a chegada de novos servidores ao Instituto Federal Alagoas, como nutricionistas e técnicos de enfermagem. “Eles têm se engajado no movimento da assistência estudantil, dando sugestões, participando de capacitações e discussões. São muito ativos”, avalia Elton. Outra causa para isso é o envolvimento de servidores mais antigos na instituição nas ações assistenciais.

Para a diretora acadêmica do campus Maragogi, Sandra Ferraz Patriota, as ideias sugeridas e aprovadas nas reuniões do Forpae viram realidade em atividades desenvolvidas nos campi. “Em Maragogi, realizamos ações voltadas para a comunidade interna acerca de temas, como violência contra a mulher, síndrome de down, alimentação correta. São palestras, exibição de filmes, atendimento assistencial”, conta.

Nesta quinta-feira (21), que é último dia do evento, o Forpae aborda questões envolvendo as relações interpessoais no Instituto Federal de Alagoas. A partir de dinâmicas de grupo, os inscritos no Fórum contam um pouco sobre os motivos que os levaram a serem servidores do Ifal e como é a relação com os colegas de campus. Além disso, compartilham experiências de contribuição para a melhoria da instituição.