Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Santana do Ipanema > O Campus

Nossa História

por admin publicado 21/05/2015 14h08, última modificação 09/05/2018 10h45

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Santana do Ipanema - está localizado às margens da Rodovia AL 130, Km 4, nº 1609, Domingos Acácio.

Santana do Ipanema fica a 204,6 km de Maceió, capital alagoana, possui um território de 438 km² e uma população de aproximadamente 45 mil habitantes (IBGE, 2010). Integrante de um cenário típico do Nordeste, a economia está intimamente ligada à exploração agropecuária com forte influência da sazonalidade, ocasionada pelo longo período de estiagem que caracteriza o clima semiárido alagoano.

A vinda do IFAL para a região do médio sertão alagoano contempla o potencial regional baseado na sua economia de matérias primas do campo. Deste modo, em 13 de setembro de 2010 foi implantado o Curso de Técnico em Agropecuária, na forma Subsequente, com duas turmas de 40 alunos, divididas nos turnos matutino e vespertino.

O início administrativo/ensino do câmpus avançado, ligado ao câmpus Palmeira dos Índios, foi feito por um diretor geral (Prof. José Carlos de Souza Lima, vindo do câmpus Satuba) e por cinco professores efetivados para a missão, sendo três Engenheiros Agrônomos (Prof. Jailson Alves, Prof. Harlisson Ferro e Prof. Gilberto Gouveia) e dois Zootecnistas (Profa. Darklê Souza e prof. Wellington Samay).

Em 2011, foi criada a forma do curso Integrado, ensino médio com o profissionalizante, sendo duas turmas matutinas (80 alunos) e uma vespertina (40 alunos). Para tanto, foi efetivado um maior quadro de professores devido às disciplinas da base comum, integrada e profissional. Em 2017 iniciaram as atividades no Curso Técnico Integrado em Administração, o mais novo da casa.

Atualmente o nosso quadro  é formado por 30 professores e nove administrativos, além dos serviços terceirizados de segurança armada e serviços gerais. Nosso alunado total já atingiu 398 alunos, e com o final da expansão (construção do câmpus) poderá passar dos 1000 alunos, pois novos cursos serão criados.

Importante anunciar que já estudam no campus de Santana do Ipanema alunos de 16 municípios alagoanos confirmando que o IFAL tem despertado interesse para  a formação profissional na área de agropecuária.


Sobre os Institutos Federais

Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os Institutos Federais promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.

 

Imagem aérea do Campus Santana