Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Piranhas > Ensino

Departamento de Ensino

por Rhamayana Barreto publicado 20/03/2018 15h32, última modificação 02/09/2019 09h29

Chefe do Departamento de Ensino: Pablo Fabrício da Conceição

E-mail: pablo.fabricio@ifal.edu.br

Telefone: 82-2126-6430 / ramal: 6441

Horários de atendimento: 

Terça - 8h às 18h

Quarta - 8h às 18h

Quinta - 8h às 18h

Sexta- 8h às 12h/18h às 22h

 

O IFAL- Campus Piranhas forma técnicos em três áreas de atuação (Agroindústria, Agroecologia e Alimentos) e bacharéis em Engenharia Agronômica.

 

O Técnico em AGROINDÚSTRIA operacionaliza o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, frutas e hortaliças. Auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Acompanha o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria; implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade; identifica e aplica técnicas para distribuição e comercialização de produtos.

O Técnico em AGROECOLOGIA atua em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. Desenvolve ações integradas, unindo a preservação e conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos. Atua na conservação do solo e da água; auxilia ações integradas de agricultura familiar; participa de ações de conservação e armazenamento de matéria-prima e de processamento e industrialização de produtos agroecológicos.

O Técnico em ALIMENTOS coordena o desenvolvimento dos processos produtivos de alimentos seguros, avalia a qualidade das matérias-primas, dos insumos e dos produtos alimentícios e é quem garante o funcionamento de máquinas, equipamentos e instrumentos na produção de alimentos para consumo humano e animal, de acordo com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade. Além da área industrial, o técnico em alimentos pode atuar em segmentos de fiscalização, controle de qualidade, pesquisa, docência ou também como responsável técnico.

O ENGENHEIRO AGRONÔMICO trabalha para aumentar a produtividade agrícola, acompanhando o preparo e cultivo do solo, controlando pragas e combatendo doenças. A agronomia é a ciência e a técnica utilizada para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, de rebanhos e de produtos agroindustriais. O agrônomo estuda e aplica métodos de adubação, irrigação e recuperação da terra diante de interferências naturais como enchentes e erosão. Realiza também processos tecnológicos nas grandes áreas de recursos naturais e manejo ambiental, com máquinas e implementos agrícolas, topografia e georreferenciamento, irrigação e drenagem, construções rurais e agrometeorologia.

O FÍSICO é um amante da ciência que estuda os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo. Os fenômenos estudados pela física estão presentes em todos os lugares, no nosso dia a dia, em nosso planeta, em outras galáxias, enfim, em todo o universo. O campo de estudo do físico é bastante abrangente, podendo ele atuar na física médica, física de partículas, física nuclear, física de plasmas, astrofísica e biofísica. O licenciado em física pode ensinar em escolas, no ensino médio, já que no Brasil esta disciplina começa a ser vista apenas neste nível. Também pode fazer pesquisas na área de educação. O mercado atual, em especial na região onde o campus Piranhas está localizado, carece muito destes profissionais, por isso sua absorção no mercado de trabalho é praticamente imediata.

O Ifal Piranhas, além de oferecer a formação teórica e prática dos alunos, investe na formação integral do indivíduo a fim de que possa ingressar no mundo do trabalho como protagonista de sua própria história e de sua comunidade.