Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Murici > Biblioteca

Biblioteca

por André Bonfim publicado 09/02/2019 20h19, última modificação 27/06/2019 11h14


Biblioteca Professor Cícero Vieira de Araújo

 

A Biblioteca professor Cícero Vieira de Araújo tem como missão promover o acesso e disseminação da informação aos programas de ensino pesquisa e extensão e destina-se a toda comunidade acadêmica, servidores e a comunidade externa para consulta in loco.



Acervo: O acervo da biblioteca é constituído principalmente com base nas bibliografias básica e complementar dos cursos através do processo de aquisição modalidade compra, como também por meio de doações. O acervo é composto de livros, obras de referência (dicionários, revistas, etc.) , cadernos, suplementos, cartilhas, catálogos entre outros materiais.

Sistema de Automação: A biblioteca, atualmente, está passando pelo processo de automação do acervo e de seus serviços,  o  sistema  utilizado será  SIGAA- Módulo Biblioteca. Possuímos um acervo estimado em 5 mil exemplares,  destes, 2194 já foram cadastrados no sistema.  Ao término do procedimento técnico de automatização iniciaremos o processo de circulação (Empréstimo, renovação e reserva ) através deste sistema.

 

Horário de funcionamento:

Segunda a quinta-feira: 07:00 às 19:00

Sexta-feira: 07:00 às 17:00

 

Contato

E-mail: biblioteca.ifal.murici@gmail.com

Telefone: (82) 2126-6349

 

Equipe

Lucicláudia S. dos Santos – Bibliotecária-Documentalista -CRB-4 / 2115

Decessars M. de Lima Silva – Auxiliar de Biblioteca

Rejane Freire – Assistente em Administração

 

Acervo digital:

Biblioteca Virtual V.1.2 PEARSON

Portal da Capes

“O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento”

 

Obs: Toda comunidade acadêmica tem acesso ao Portal utilizando nossa rede de internet, bem como por acesso remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), através de senha e login do SIGAA.

 

 

Serviços oferecidos:

 

Empréstimo: Consiste pelos usuários da biblioteca a retirada das obras de seu interesse,  mediante  vínculo ativo junta a instituição de ensino.

➢ Devolução: Recebimento e baixa de todo o material emprestado.

Consulta local: A  consulta local compreende a utilização do material nas dependências da biblioteca.

Renovação: Poderá permanecer por mais um período com o material bibliográfico,  desde que não esteja reservado para outro usuário.

➢ Reserva: O usuário poderá reservar a obra de seu interesse, a reserva é exclusiva para livros que estejam emprestados, a mesma ficará disponível por 48 horas. O não comparecimento no prazo determinado implicará na devolução ao acervo.  

➢  Serviços de Referência: Auxilia os usuários nas pesquisas  ( Biblioteca virtual e no acervo local);

➢ Visita orientada: Com o objetivo de apresentar as instalações ,funcionamento,  acervos e serviços  da biblioteca aos  calouros, novos professores  e visitantes externos.

➢ Acesso aos computadores e internet: São disponibilizados três computadores aos usuários da biblioteca com acesso à internet.


 

REGULAMENTO:

 

Empréstimo à comunidade escolar, conforme tabela abaixo:

 

 

Quant. de livros que

podem ser emprestados

Prazo para

 devolução

ALUNOS:

3

7 dias

PROFESSORES:

5

14 dias

TÉCNICOS:

5

14 dias

DEMAIS CON-

TRIBUIDORES:

 

5

14 dias

 

 

Observações:

➢ Quando há atraso na devolução dos itens emprestados é atribuída uma penalidade que corresponde a suspensão de uso dos serviços da biblioteca por tempo igual ao do atraso. Exemplo: Se o usuário atrasar 3 dias ficará por três dias sem poder fazer novos empréstimos, nem utilizar os computadores da biblioteca.

➢ Comunicar imediatamente, ao responsável pela  Biblioteca, eventual perda ou dano do material sob sua responsabilidade;

➢ Proceder à reposição do material em caso de extravio ou danos ao material emprestado (subtração de páginas, riscos, anotações, etc.);

  

Instruções de conservação e preservação do acervo bibliográfico

 

➢   Manter sempre as mãos limpas.

➢  Jamais dobrar o papel, pois esta ação acarreta no rompimento das fibras .

➢  Nunca retirar um livro da estante puxando-o pela borda superior da lombada. Este procedimento acarreta o enfraquecimento da mesma e o consequente rompimento, comprometendo a sua integridade.

➢   Nunca umedecer os dedos com saliva ou qualquer outro tipo de líquido para virar as páginas de um livro, pois, esta ação pode desencadear reações ácidas (manchas) comprometedoras. O ideal é virar a página pelo parte superior da folha.

➢   Nunca efetuar marcas nos livros, seja com grafites, tintas ou dobras nas partes superiores ou inferiores das folhas. Existem marcadores de páginas especialmente criados para este fim.

 ➢   Nunca apoiar os cotovelos sobre os volumes de médio e grande porte durante as leituras ou pesquisas.

 ➢  Nunca fazer anotações particulares em papéis avulsos colocados sobre as páginas de um livro, pois a força exercida durante o ato de escrever, seja a lápis ou caneta, deixará marcas nos páginas do mesmo.

 ➢  Evitar trazer qualquer tipo de alimento e realizar refeições dentro das bibliotecas e arquivos ou em áreas destinadas ao trabalho e manuseio de obras. Qualquer fragmento de alimento, por menor que seja, pode atrair insetos nocivos aos livros.

  ( https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgr_AAF/manual-conservacao-acervos-          bibliograficos-     documentais-   jayme-spinelli-  junior?part=4 )


Normas a serem seguidas ao utilizar a biblioteca:


 ➢  Ao entrar na Biblioteca guardar suas bolsas;

➢   Preservar e conservar o patrimônio institucional (materiais bibliográficos, equipamentos eletrônicos, mobiliário, etc.);

➢  Utilizar aparelho sonoro somente com fone de ouvido dentro da Bibliotecas;

➢  Evitar fazer barulho pra não atrapalhar os outros usuários;

➢   Não consumir bebidas e alimentos na Biblioteca;

➢  Não fumar nas dependências da Biblioteca;

➢ Não deixar pertences na Biblioteca quando não estiver fazendo uso da mesma, visto que os servidores não se responsabilizarão por eventuais danos, furtos e/ou roubos em hipótese alguma;

➢ Nas cadeiras evitar sentar nos braços, como também  mexer na regulagem.