Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Arapiraca > Programas

Programas

por Elaine Rodrigues publicado 15/03/2018 10h28, última modificação 15/03/2018 10h40

O campus Arapiraca atua em dois programas de iniciativa do Governo Federal - Mulheres Mil e Pronatec. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 e tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. O Pronatec representa um esforço de oferta de cursos voltados prioritariamente para os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, os trabalhadores, os beneficiários dos programas federais de transferência de renda e os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. As instituições da Rede Federal de Educação Profissional atuam como parceiras do Ministério da Educação no programa. 

E o Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal, vinculada ao Pronatec. O objetivo do programa é promover a inclusão educacional e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social. O programa possibilita que mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano tenha elevação da escolaridade e o acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, à economia solidária e à empregabilidade.

Atuação

Hoje o programa Mulheres Mil é desenvolvido na comunidade Brisa do Lago, em Arapiraca, e em Taquarana. Em Taquarana as aulas começaram em dezembro de 2017 e as turmas são de Masseira, Artesã de Pintura em Tecido, Artesã de Bordado a Mão e Confecção de Lingerie e Moda Praia. Já no Brisa do Lago, as aulas começaram em novembro de 2017, para os cursos de marcheteira, costureira industrial do vestuário, recicladora e maquiadora.

Já o Pronatec é desenvolvido atualmente no povoado de Cadoz, em Limoeiro de Anadia. As aulas começaram em dezembro, para os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal, Recepcionista em Serviços de Saúde, Agente de Combate às Endemias e Higienista de Serviços de Saúde.