Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Arapiraca Notícias > Lição de Saúde: gravidez na adolescência, e agora?

Notícias

Lição de Saúde: gravidez na adolescência, e agora?

publicado: 25/04/2018 11h16 última modificação: 25/04/2018 11h31

*Por Hermanes Abreu, técnico em Enfermagem do Ifal Arapiraca


Um relatório publicado recentemente pela Organização Mundial da Saúde mostra que no Brasil, a cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, 68,4 ficaram grávidas e foram mães. Para se ter uma ideia desse índice, a média mundial é de 46 nascimentos a cada mil adolescentes.

Em Alagoas, segundo o levantamento do Departamento de Informática do SUS (Datasus), com dados de 2015, esse número ainda é maior e chegou 247 a cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos.

Pensando nessa realidade, o Instituto Federal de Alagoas traz algumas orientações descritas na Caderneta de Saúde do Adolescente (disponibilizada pelo Ministério da Saúde) que irão contribuir para a conscientização dessa situação vivenciada também por alunos do Ifal:

Conhecer, ficar, namorar…

A adolescência é um período muito rico em possibilidades, descobertas e novas experiências, especialmente quando começamos a nos interessar afetivamente por outra pessoa.

Nessa fase construímos identidade própria e adquirimos autonomia e capacidade para fazer escolhas, tomar decisões e assumir novas responsabilidades.

Essa escolha é sua! Mas é preciso ter responsabilidade!

Para ser segura e prazerosa, a primeira relação sexual só deve ocorrer a partir do momento em que a pessoa se sentir preparada. Essa escolha é bem particular! Respeite seu próprio ritmo e não se deixe levar pelas pressões dos outros.

É preciso cuidar da saúde física, mental, emocional e se preparar para assumir as responsabilidades e consequências que fazem parte dessa escolha, como conhecimentos e recursos que possam ajudá-los a se prevenir de uma gravidez não planejada e a se proteger de doenças e infecções, como as sexualmente transmissíveis – IST (nomenclatura nova para DST)/Aids.

Você sabe a partir de quando pode ocorrer uma gravidez?

Para o menino, a partir da primeira ejaculação (a semenarca). Pois bem, a partir daí, ele já pode engravidar sua parceira, isto é, se tiverem uma relação sexual desprotegida. Nas adolescentes, a gravidez pode acontecer no período em que ocorre a primeira menstruação (menarca). Mesmo antes de menstruar, já existe a possibilidade de engravidar, pois existem ovulações antes da menarca.

E se acontecer uma gravidez?

Antes de mais nada, calma! Se você desconfiar que está grávida, procure a unidade de saúde e faça o teste de gravidez. Caso o resultado dê positivo, não demore a contar à sua família ou então a algum adulto de sua confiança.

Nessa hora, muitas coisas passam pela cabeça e vocês precisam muito de apoio e alguns cuidados especiais.

Procure assumir essa nova realidade, mas não abandone seus estudos e projetos de vida. O apoio da família, da escola e de outras pessoas de sua convivência é essencial para que vocês continuem estudando e para que possam prosseguir em busca de autonomia e independência.

Referências:

http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-do-adolescente-e-do-jovem/caderneta-do-adolescente

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menina.pdf

https://www.todamateria.com.br/gravidez-na-adolescencia/

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/brasil-tem-gravidez-na-adolescencia-acima-da-media-latino-americana-diz-oms.ghtml

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/mais-de-25-das-maes-de-bebes-nascidos-em-al-sao-adolescentes-aponta-datasus.ghtml