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Projeto Remate começa preparação para o Enem 2022

Criado em 2020, durante o ensino remoto emergencial, o projeto ocorre pela primeira vez em formato presencial
por Pedro Barros publicado: 25/07/2022 18h37, última modificação: 16/10/2023 10h59
Professor Adriano Araújo explica detalhes sobre a formulação da nota do Enem

Professor Adriano Araújo explica detalhes sobre a formulação da nota do Enem

O projeto Remate, criado por professores de matemática do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, iniciou sua edição 2022. A aula inaugural, realizada no dia 11 de julho, no auditório da unidade, apresentou os objetivos e o cronograma da iniciativa.

O objetivo do Remate é preparar os estudantes e egressos do ensino médio do Campus para as 45 questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ideia surgiu entre os professores da disciplina em 2020, durante o ensino remoto emergencial, ocorrido durante a fase mais aguda da pandemia de coronavírus. 

Ao todo, são 14 aulas presenciais, distribuídas semanalmente, de duas horas cada. Também foram programados três simulados, em momentos estratégicos (um no início, um no meio e um no final), para avaliar como o conhecimento dos alunos está no início do projeto e acompanhar sua evolução durante o processo. 

“Não se preocupem em estudar para esse primeiro simulado como se fosse para uma prova aqui da escola. Nossa preocupação agora não é com a nota, mas identificar quais são os erros mais comuns e trabalhar em cima deles”, explicou o professor Adriano Araújo aos alunos que participaram da aula inaugural, ressaltando que agora é o momento de errar para aprender.

O curso também traz dicas sobre realização de provas em geral e as peculiaridades do Enem. Um ponto destacado na aula inaugural foi a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada pelo Ministério da Educação para calcular a nota dos candidatos. O TRI busca detectar acertos ao acaso, os famosos “chutes”, e dá uma pontuação menor à questão caso considere que o candidato “chutou” sua resposta. 

Caso queira conhecer mais o projeto, entre em contato com o professor Adriano Araújo: adriano.costa@ifal.edu.br.

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