Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Produto educacional criado por servidora do Ifal representa região Nordeste no VI Seminário Nacional do ProfEPT

E-book “Etnias Indígenas Alagoanas”, da jornalista Adriana Cirqueira Freire, foi desenvolvido durante o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica
por Pedro Barros publicado: 02/12/2021 16h48, última modificação: 16/10/2023 10h59

O e-book “Etnias Indígenas Alagoanas”, produzido pela jornalista do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, Adriana Cirqueira Freire, irá representar a região Nordeste na Mostra de Produtos Educacionais do VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

O produto educacional foi desenvolvido durante o mestrado da servidora em Educação Profissional e Tecnológica. O mestrado faz parte do ProfEPT, que é realizado em rede em institutos federais de todas as partes do país.

Ricamente ilustrado, com fotografias e infográficos, a obra tem o objetivo de fornecer apoio para as disciplinas do Ensino Médio, buscando reduzir a lacuna de conteúdos sobre a temática na educação básica e nos livros didáticos.

Diversos aspectos são abordados no livro: históricos, demográficos, geográficos, sociológicos, políticos e culturais. Ao final, são apresentados materiais complementares que podem ser utilizados em sala de aula, nas disciplinas de Artes, História, Língua Portuguesa e Sociologia.

Desde a defesa do mestrado, em julho de 2020, o trabalho já rendeu novas publicações científicas e foi tema de discussão em diversos eventos do Ifal e externos. “O mestrado foi uma oportunidade de crescimento maravilhosa e o livro um grande presente. Cada pedacinho dele foi pensado com cuidado, respeito e muito amor. Cada leitura, conversa, debate, escrita e reescrita, escolha de ilustrações e cores, tudo! Tudo fez parte dessa construção coletiva maravilhosa e sou grata a todos e todas que apoiaram. Agora é divulgar e divulgar. Tenho planos de publicar e distribuir cada escola deste estado”, comemorou Adriana.

A Mostra de Produtos Educacionais do VI Seminário Nacional do ProfEPT será transmitida nesta quinta-feira (02) a partir das 18h no canal do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Região Oeste (clique aqui para assistir).

O ProfEPT

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Ifal faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), programa em rede nacional que conta com 40 instituições associadas, todas ligadas ao Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, sua instituição gestora. Saiba mais sobre o ProfEPT/Ifal.