Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Inscrições para o curso subsequente em Agropecuária começam nesta segunda-feira (18)

Para participar, é necessário enviar uma cópia digital do CPF e do Histórico Escolar (ou Declaração); prazo se encerra em 07 de novembro
por Pedro Barros publicado: 14/10/2021 16h51, última modificação: 16/10/2023 10h59

Nesta segunda-feira (18), começam as inscrições para concorrer às vagas do curso técnico subsequente em Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. O processo seletivo é para formar a turma que iniciará suas aulas no segundo semestre letivo de 2021 (2021.2).

O curso subsequente é voltado para pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam realizar apenas a formação técnica. Para participar, é preciso acessar o site exame.ifal.edu.br, procurar pelo Exame de Seleção de 2021.2.7 (Edital 37), ler o edital e, entre os dias 18 de outubro e 07 de novembro, realizar a inscrição online.

Para se inscrever, é preciso enviar a cópia digital do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Histórico Escolar do candidato. Caso o Histórico Escolar não esteja disponível no momento, será necessário enviar uma declaração da escola onde a/o candidata/o concluiu o Ensino Médio. Todas as especificações estão descritas no edital (link no final da matéria).

Ao todo são 36 vagas, distribuídas entre Ampla Concorrência (14) e Ações Afirmativas (22), neste caso, destinadas para estudantes egressos da rede pública de ensino, levando-se em conta também a renda familiar bruta per capta, a autodeclaração étnica e a existência de deficiência.

A classificação irá considerar as médias finais de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ano e do 2º ano do Ensino Médio. As explicações de como a nota final deve ser composta encontram-se no Edital.

Sobre o curso

De acordo com seu projeto pedagógico, o objetivo do curso técnico subsequente em Agropecuária do Campus Satuba é formar profissionais capazes de identificar o potencial agrotecnológico da região, desenvolver estratégias empreendedoras, buscar agregar valor aos produtos agropecuários regionais, visar a melhoria da qualidade de vida da população, bem como sua fixação nos territórios de origem e a consequente sustentabilidade do seu desenvolvimento.

O curso oferece disciplinas sobre Agricultura, Produção Animal, Irrigação, Drenagem, Topografia, Instalações Agropecuárias, Manejo de Pragas e Doenças, Mecanização Agrícola, Práticas de Conservação do Solo, Tecnologia da Informação na Agropecuária, Pós-Colheita, Comercialização, Agroindústria, Gestão da Propriedade Rural, Organizações Sociais e Políticas Públicas no Meio Rural.

Também são oferecidas algumas disciplinas de conhecimento geral e profissional, como Língua Portuguesa, Relações Humanas no Trabalho e Segurança do Trabalho.

Após concluir o curso, o técnico em Agropecuária poderá atuar, por exemplo, nos seguintes estabelecimentos:

• Propriedades rurais.
  • Empresas comerciais agropecuárias.
  • Estabelecimentos agroindustriais.
  • Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
  • Parques e reservas naturais.
  • Cooperativas e associações rurais.
  • Empresas de certificação agroecológica.
  • Empresas de certificação orgânica.

Edital 37/IFAL/PROEN/DSI

Inscrições: exame.ifal.edu.br

Página oficial do curso

Contato: Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, envie um e-mail para o Departamento de Seleção e Ingresso (DSI): dsi.copes@ifal.edu.br