Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes

Prova será realizada dia 20 de maio no Campus Satuba; medalhistas poderão receber bolsa de Iniciação Científica Jr.
por Pedro Barros publicado: 14/03/2022 10h24, última modificação: 16/10/2023 10h59

Estão abertas as inscrições para 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). No Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, as/os interessadas/os em participar devem se inscrever até o dia 29 de abril, utilizando o formulário disponível em bit.ly/obasatuba22

A OBA foi criada em 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e é aberta à participação de escolas públicas ou privadas para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. Existem quatro níveis de prova, de acordo com a série do estudante. Elas são realizadas presencialmente e são compostas por dez questões de múltipla escolha, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica.

Já a Mobfog foi criada em 2007, inicialmente com o nome de Olimpíada Brasileira de Foguetes. Seu objetivo é a construção e o lançamento de foguetes por estudantes, sendo os vencedoras/es da competição aquelas/es que conseguirem alcançar as maiores distâncias.

Quem pode participar?

No Campus Satuba, poderão participar da OBA apenas as/os estudantes do Ensino Médio, seja dos cursos integrados ou da EJA. No entanto, da Mobfog poderão participar alunas/os do Ensino Médio (cursos integrados e EJA) e do Superior. Como são estudantes do Ensino Médio e Superior, tanto a OBA quanto a Mobfog serão realizadas no Nível 4.

A/O estudante poderá optar por participar em apenas uma ou em ambas as competições.

Quais são as premiações?

Os participantes receberão certificado e poderão receber medalhas de ouro, prata ou bronze, de acordo com sua colocação.

Em 2022, a OBA foi contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com 100 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJr) para alunos do Ensino Médio, no valor de R$ 100. Elas serão distribuídas no final do ano entre os participantes da OBA que forem medalhistas da Mobfog e que continuarão no Ensino Médio em 2023.

Como se preparar?

Este ano, a responsável pela coordenação da olimpíada e da mostra no Campus é a professora Norma Cândida. As/Os interessadas/os podem procurá-la para tirar dúvidas (contato: ).

Acesse o site da OBA (www.oba.org.br) para ler os regulamentos e ver materiais de estudo e orientações sobre como participar da Mostra de Foguetes. Você também pode baixar o aplicativo de simulado no seu celular.

Inscrições: bit.ly/obasatuba22