Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba participa da 17ª OBMEP

Ifal Satuba participa da 17ª OBMEP

Dos 528 estudantes inscritos, 469 realizaram a prova
por Adriana Cirqueira publicado: 08/06/2022 10h42, última modificação: 16/10/2023 10h59

As provas iniciais da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram aplicadas nesta  terça-feira (07) em todo o território nacional. No Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba as provas foram aplicadas no período matutino e participaram 89% das/os estudantes inscritos.

Adriano Araújo Costa, professor responsável pela atividade no campus, analisa que a edição de 2022 da OBMEP já é um sucesso. "A equipe de Matemática agradece a todos os docentes do campus que contribuíram para aplicação desta primeira fase e parabeniza aos discentes pelo empenho e participação nesta primeira fase", destacou.

Assim que o resultado for divulgado a equipe dará início ao treinamento para a 2ª fase da OBMEP. "Na última edição da OBMEP esse treinamento ocorreu no formato remoto e fomos premiados com três menções honrosas, pretendemos melhorar esse desempenho proporcionando aos alunos que forem classificados um treinamento semanal presencial", explicou Adriano.

Se classificam para a segunda fase da 17ª OBMEP aproximadamente 5% das/os alunas/os com maior pontuação. Aplicada em centros escolhidos pela OBMEP, a prova da 2ª Fase é discursiva. A divulgação da lista com as/os selecionadas/os para a próxima fase, que acontecerá em 8 de outubro  está prevista para o dia 2 de agosto.

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.

O Portal da OBMEP disponibiliza diversos materiais de estudo visando complementar o aprendizado da Matemática e da Física: videoaulas, exercícios, material teórico, aplicativos iterativos, entre outros.

Para saber mais sobre outras olimpíadas:

Calendário das olimpíadas científicas

Matéria sobre as Olimpíadas do Conhecimento