Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal receberá recursos para implantação de laboratórios de prototipagem e inovação

Foram contemplados os campi Satuba, Marechal e Piranhas
por Adriana Cirqueira publicado: 11/09/2020 18h55, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Instituto Federal de Alagoas foi uma das instituições selecionadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) para apoio à criação dos Laboratórios, de Prototipagem e Inovação, os Lab IFMaker, para o atendimento das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. O resultado final da seleção nacional, realizada através do Edital N.º 35/2020, foi publicado nesta sexta-feira (11). Foram aprovados os projetos dos campi Marechal Deodoro, Piranhas e Satuba - que receberão recursos financeiros para aquisição de equipamentos para a criação dos laboratórios.

De acordo com o edital a iniciativa pretende "apoiar a criação de Lab IFMaker nas unidades acadêmicas da Rede Federal, exclusivamente por meio da aquisição de equipamentos, com o objetivo de disseminar os princípios que norteiam o ensino Maker", além de auxiliar o desenvolvimento da cultura do aprender fazendo, através da reflexão gerada pela Aprendizagem Baseada em Projetos, que facilita o protagonismo dos(as) estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Para o professor Davi Carnaúba, responsável pelo projeto do IF Maker do Ifal Campus Satuba, a possibilidade dos(as) estudantes praticarem o conteúdo teórico abordado em sala de aula, tornará mais fácil a transformação da informação em conhecimento. "Além disto, com o surgimento da Indústria 4.0, estaremos preparando nossos estudantes para um mercado de trabalho mais competitivo, onde os computadores e a programação serão imprescindíveis para obter uma boa vaga de emprego. Isto, não apenas para a área de exatas, mas para todas as áreas do conhecimento", afirma o professor.

A elaboração do projeto do laboratório IFMaker do Campus Satuba contou com a participação dos servidores Antônio Carlos Silva dos Santos, Davi Carnaúba de Lima Vieira, Heloyza Helena da Silva Gois, Josiane de Souza Luna, Francisco Rafael da Silva Pereira e Valdemir Lino Chaves Filho e dos alunos Kristhyan Davinny Nascimento Santos e Natanael de Lacerda Pereira, dos cursos de Laticínios e Agropecuária. "Tivemos poucas semanas para terminar o projeto do laboratório, foi bastante corrido. Foram muitas reuniões, mas que no fim, valeu a pena. Conseguimos o laboratório e temos a certeza que será de grande valia para o campus e para a formação dos nossos estudantes", explica Davi, que será o coordenador do laboratório de Satuba.

O edital de chamada apresenta duas fases: na Fase I, de Estruturação, estão previstos os investimentos na aquisição de equipamentos para a montagem do dos laboratórios IF Maker em 2020, e na Fase II, de Ampliação, que ocorrerá em 2021, o foco será na ampliação dos Lab IFMaker já instalados e em funcionamento.

Leia mais: Ifal tem projetos aprovados para a implantação de laboratórios IFMaker