Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Campus Satuba participa da 16ª OBMEP

Ifal Campus Satuba participa da 16ª OBMEP

Prova da 1ª fase será realizada remotamente na próxima quarta-feira (15), das 14h às 16h30; saiba como participar
por Adriana Cirqueira publicado: 07/07/2021 11h57, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba está inscrito na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O objetivo da competição é identificar jovens talentos e estimular o estudo da matemática, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A prova da 1ª fase será aplicada de forma remota (online) no dia 15 de julho (quinta-feira), no horário das 14h às 16h30min. Segundo Adriano Araújo, professor de Matemática do campus, podem participar estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT).

Os professores da disciplina criarão, a partir do dia 08 de julho, um tópico de aula no Google Classroom com o tema '16ª OBMEP', onde disponibilizarão aos alunos instruções sobre a prova. Tanto o caderno de questões (em formado PDF) quanto o link para o cartão de respostas (Google Formulários) serão disponibilizados no mesmo canal no dia e horário da prova. Adriano salienta que o formulário não aceitará respostas a partir das 16h30min.

A divulgação do resultado dos classificados para a 2ª fase será no dia 21 de julho. Mais informações podem ser obtidas na seção 'Perguntas Frequentes' do site da Obmep ou com os professores de Matemática do campus.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é a maior competição científica do país e na edição 2021 serão distribuídas aos alunos participantes 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 medalhas de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Acesse o site da Obmep para baixar conteúdos de estudo, como provas anteriores, banco de questões, vídeos e outros materiais. Clique aqui para fazer o simulado.