Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Ifal Satuba abre inscrições para os Programas de Assistência Estudantil 2023
conteúdo

Notícias

Ifal Satuba abre inscrições para os Programas de Assistência Estudantil 2023

Podem participar estudantes de todos os cursos; inscrições vão até o dia 17
por Adriana Cirqueira publicado: 08/05/2023 09h45, última modificação: 16/10/2023 10h59

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba está com inscrições abertas para a seleção dos Programas de Assistência Estudantil 2023. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através de formulário eletrônico  no período de 08 a 17 de maio até às 23h59min.

O Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do campus informa que podem se inscrever todos/as os/as estudantes regularmente matriculados/as nos cursos técnicos integrados ao médio de Agropecuária e Agroindústria, no subsequente de Agropecuária, no Superior de Tecnologia em Laticínios e no cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrado à Qualificação Profissional de Informática e de Processamento de Alimentos.

De acordo com o Edital Nº 02/2023/DAE - Ifal Campus Satuba, o processo seletivo contempla os seguintes programas: Auxílio Permanência (PAUP), Auxílio Eja (PAEJA) e o de Apoio às Atividades Estudantis (PAAE), e visa contemplar, prioritariamente, estudantes com renda per capita de até um salário-mínimo e meio vigente.

O processo de seleção terá como critério a análise da situação socioeconômica dos/as candidatos/as, efetuada pelo Setor de Serviço Social do campus, a partir das informações e documentos enviados no Questionário de Avaliação Socioeconômica. O/A candidato/a deverá anexar toda a documentação solicitada, preencher o questionário socioeconômico e enviar o formulário para que a inscrição seja realizada. 

A lista com a documentação exigida encontra-se disponível no edital. Somente serão aceitos documentos legíveis e nos formatos PDF ou imagem. Todas as informações sobre o processo de seleção devem ser previamente conferidas no edital.

O Setor de Serviço Social homologará as inscrições dos/as candidatos/as que apresentarem toda a documentação exigida, de forma legível. A homologação das inscrições está prevista para ser divulgada no dia 05 de junho.

📝 Inscrições (Questionário de Avaliação Socioeconômica): bit.ly/selecao2023ifalsatuba

📄 Edital Nº 02/2023/DAE-Ifal Campus Satuba

📄 Baixe os anexos e acompanhe o andamento do Edital

Programas da Assistência estudantil contemplados no Edital Nº 02/2023/DAE-Ifal Campus Satuba:

a) PROGRAMA AUXÍLIO PERMANÊNCIA (PAUP): Este se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a estudantes do ensino médio integrado ao técnico dos cursos de Agropecuária e Agroindústria, subsequente de Agropecuária e superior de Tecnologia em Laticínios, para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

b) PROGRAMA AUXÍLIO EJA (PAEJA): Este programa faz parte da Política de Assistência Estudantil do IFAL e se caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes matriculadas/os nos cursos de EJA articulados ao ensino médio nos cursos de Informática e Processamento de Alimentos, para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, AEE e/ou outras necessidades socioeconômicas determinadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

c) PROGRAMA DE APOIO ÀS ATIVIDADES ESTUDANTIS (PAAE): É o programa de concessão de recursos materiais que engloba o fornecimento de óculos corretivos, fardamento escolar e material didático. Devem concorrer a este edital apenas os estudantes interessados na aquisição de óculos corretivo de grau.

Departamento de Assistência Estudantil - DAE
☎️ Telefones: (82) 2126-6566 / 2126-6570
📧 E-mail: 
🕑 Atendimento: segunda à sexta-feira das 8h às 18h
🚩 Localização: Prédio da Assistência Estudantil, próximo ao Bloco C (de salas de aula)
Saiba mais sobre a Assistência Estudantil do Campus Satuba