Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > DGA alerta sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

DGA alerta sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

Cobras, escorpiões, aranhas e lacraias podem ser encontrados dada a natureza do campus
por Adriana Cirqueira publicado: 27/07/2022 08h25, última modificação: 16/10/2023 10h59

Para esclarecer a comunidade acadêmica sobre o risco de acidentes com animais peçonhentos, o Instituto Federal de Alagoa (Ifal) Campus Satuba está realizando uma campanha educativa através de lista de e-mails, matérias e postagens nas redes sociais.

Cobra-coral

De acordo com Gabriel de Lima Faustino, chefe do Departamento de Gestão Agropecuária (DGA), o campus Satuba, com suas reservas de mata preservada e áreas de recuperação da vegetação natural, tem sido um reduto para que animais endêmicos ou não da Mata Atlântica busquem abrigo. Esses animais, principalmente nas áreas verdes, podem ser vetores de doenças, ocasionar acidentes e outros problemas.

Escorpião"Com a volta da equipe de trabalho do campo, vem ocorrendo o aparecimento
de cobras e outros animais peçonhentos e não peçonhentos. Acreditamos que a tendência é essa durante os próximos dias", afirmou o chefe do DGA. Gabriel complementa que dentre os animais já observados pela equipe de servidores e também por alunos em atividades nos laboratórios do DGA estão cobras (pé-de-boi, papa-ovo, jararaca, coral, jericoá, jiboia, cobra verde e corre-campo), aranhas, escorpiões (amarelo e marrom) e lacraias.

Caranguejeira

Gabriel recomenda "que servidores e estudantes aumentem a atenção ao caminhar ou desenvolver atividades nos laboratórios do DGA e nas áreas verdes do Campus. Também é importante que busquem andar protegidos, utilizando botas, calças e qualquer outro equipamento de proteção individual".

Para ampliar as informações sobre animais peçonhentos disponibilizamos guia de bolso desenvolvido pelo Instituto Vital Brasil. Ele concentra informações úteis de uma forma compacta para que você possa levá-lo sempre consigo. Com ele você fica sabendo sobre os soros antipeçonhentos e como agir em caso de acidentes. Você pode acessar também o Manual MSD: mordidas e picadas para maiores informações.

Lacraia ou centopeia

É importante o cuidado nas áreas mais suscetíveis ao aparecimentos desses animais e, em caso de um acidente, procurar imediatamente o Setor de Saúde do campus. Em Maceió temos o Hospital Escola Hélvio Auto que faz o atendimento de acidentes com animais peçonhentos e administra o soro especifico.  O endereço é Rua Cônego Fernando Lyra s/n - Trapiche da Barra, telefones (82) 3315-6828/3201/3384.

Em casos de avistamentos informem o DGA para o recolhimento do animal e posterior soltura em local adequado.

Unidades de Referência para Tratamento dos Acidentes com Animais Peçonhentos e Atendimento Antirrábico em Alagoas

Cartilha "Animais peçonhentos: saiba como se proteger" (Ifal Satuba)

Guia de Bolso Instituto Vital Brasil

Manual MSD: Mordidas e picadas