Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Proifal inicia atividades preparatórias para ingresso no Campus Santana

Proifal inicia atividades preparatórias para ingresso no Campus Santana

Aula inaugural do projeto aconteceu na última quarta-feira, dia 16

publicado: 21/05/2018 10h51, última modificação: 21/05/2018 10h51
Exibir carrossel de imagens Proifal inicia suas atividades em 2018

Proifal inicia suas atividades em 2018

O Plano Nacional de Educação (PNE) não deixa dúvidas sobre o papel dos institutos federais na interiorização do ensino técnico e na redução das desigualdades regionais no acesso à Educação Profissional. A imensa expansão do Ifal, que em menos de uma década saiu de 03 para 16 campi, levou a modalidade educacional a todo estado de Alagoas. Com as políticas institucionais, em especial as ligadas à extensão, o desafio de tornar o ingresso ao Ifal acessível a todos os estudantes da rede pública de ensino tem sido vencido.

Com o Proifal, estudantes das escolas públicas de Santana do Ipanema e municípios vizinhos, ganham atendimento especializado do time de professores e monitores do campus, numa espécie de curso preparatório gratuito para o Exame de Seleção, a prova que seleciona candidatos para a instituição. A iniciativa não é nova e existe no Campus Ao lado do Diretor Gilberto Neto, professora Anny Barros em aula inauguralSantana desde 2016, com resultados sólidos. Para se ter uma ideia, dos onze participantes do programa vindos do município de São José da Tapera, 10 conseguiram seu ingresso no Ifal somente naquela ano.

Mais que auxiliar os alunos concluintes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino a carimbarem passaportes para a instituição, o Proifal cumpre um papel inclusivo, à medida que olha com especial atenção para alunos oriundos de comunidades carentes, como forma de elevar a qualidade de vida dessa população que sofre com a ausência de políticas públicas.

O início das atividades

Depois de uma seleção criteriosa para escolha dos 60 participantes do programa, na última quarta-feira (16) o Diretor do Campus Santana, Gilberto Neto recepcionou os novos alunos com a entrega dos kits com materiais didáticos personalizados.

Em seguida, mãos à obra: a turma já iniciou os primeiros aprendizados nas aulas de Língua Portuguesa, com a professora Anny Barros, que vestiu a camisa do programa neste ano. O raio de ação do projeto é extenso e atende alunos de vários municípios, como Santana do Ipanema, Maravilha, Olho D´Água das Flores e Dois Riachos.

Além de toda experiência exitosa do programa para os participantes, há ainda um outro legado importante da iniciativa: o crescimento que os bolsistas do Proifal ganham com a prática da monitoria na sala de aula. Na quinta-feira (17), foi a vez do professor Fernando Macedo iniciar os trabalhos de preparação para prova de Matemática. Professor Fernando Macedo iniciando as aulas de Matemática

O Proifal segue acontecendo até o fim do ano. O edital com a oferta de novas vagas para o Exame de Seleção 2019 tem previsão de lançamento no segundo semestre. Ate lá, muito aprendizado será levado para os participantes do programa, que prometem mandar bem e voltar em 2019 já como alunos do Campus Santana do Ipanema.