Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, saiba como se proteger da doença
conteúdo

Notícias

No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, saiba como se proteger da doença

Enfermeiro do Campus Santana, Elton Bezerra assina essa matéria especial sobre o Outubro Rosa

publicado: 03/10/2018 10h56, última modificação: 03/10/2018 10h56
Exibir carrossel de imagens Outubro Rosa: espalhe essa ideia!

Outubro Rosa: espalhe essa ideia!

O câncer de mama é um tema que provoca medo nas pessoas e justamente por isso muitas vezes ele acaba sendo subestimado, o que leva ao descobrimento tardio da doença diminuindo significativamente as chances de cura. O outubro rosa busca evidenciar essa temática esclarecendo mitos e verdades sobre a doença e desta forma diminuindo a morbimortalidade deste que é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres no mundo. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

Desde a fase de formação do câncer até a fase que ele pode ser descoberto pelo exame físico (exame subclínico) isto é, a partir de 1 cm de diâmetro, passam-se em média, 10 anos. Quando instalada a doença, estima-se que o tumor duplique de tamanho a cada período de 3 a 4 meses. No início da fase subclínica (impalpável), tem-se a impressão de crescimento lento porque as dimensões das células são mínimas, porém depois que o tumor se torna palpável, a duplicação é facilmente perceptível. Nesse fase, se não tratado, o tumor desenvolve metástases (focos de tumor em outros órgãos), mais comumente para ossos, pulmões e fígado. Em três a quatro anos após o descobrimento do tumor pela palpação pode ocorrer o óbito.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais frequente entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. Embora seja considerado um câncer de bom prognostico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes ao ano. Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada tardiamente.

Sendo assim, é importante saber que o Exame Clínico das Mamas é recomendado para todas as mulheres a partir do 40 anos de idade. Já a Mamografia é recomendada para todas as mulheres entre 50 e 69 anos de idade com intervalo máximo de 2 anos entre os exames. No caso das mulheres que pertencentes ao grupo de risco elevado para o desenvolvimento do câncer de mama a recomendação é fazer o Exame Clinico das Mamas e Mamografia a partir dos 35 anos de idade. Faça sua parte, previna-se e espalhe essa ideia. Essa luta é de todos nós!