Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Estudantes sertanejos trabalham cadeia produtiva de forma integrada

Estudantes sertanejos trabalham cadeia produtiva de forma integrada

Projeto de beneficiamento do algodão, cultivado experimentalmente na Fazenda do IFAL em Santana do Ipanema, leva estudantes a compreenderem ciclo produtivo e valor agregado ao produto

publicado: 06/11/2018 13h36, última modificação: 08/11/2018 21h09
Exibir carrossel de imagens Atividade multidisciplinar acontece a partir do elo ensino, pesquisa e extensão

Atividade multidisciplinar acontece a partir do elo ensino, pesquisa e extensão

Um projeto audacioso do campus do Ifal em Santana do Ipanema tem buscado resgatar o ciclo do algodão no município, que viveu um dos períodos mais prósperos de sua economia a partir da produção da fibra branca que cresce envolvendo os grãos da espécie, que por anos alimentou a região do semiárido alagoano. Na Fazenda Agropecuária  espécies do grão foram plantadas de forma experimental pelos discentes do Curso Técnico em Agropecuária, em iniciativas que uniram ensino, pesquisa e extensão.

O processo de colheita do algodão foi concluído no fim de outubro, quando as espécies atingiram seu ponto ideal. A atividade foi coordenada pelo docente Augusto Araújo, que coordena a Fazenda Agropecuária, um laboratório a céu aberto onde os alunos põem em prática o aprendizado recebido na sala de aula.

Mas se engana quem pensa que uma fazenda somente pode servir a cursos da área agroecológica. É que o espaço prático do Campus Santana integrou os alunos do Curso Técnico em Administração ao trabalho desenvolvido na Fazenda Agropecuária, numa iniciativa multidisciplinar. "Neste espaço, os estudantes dos Cursos de Agropecuária e Administração, na modalidade integrada, estão desenvolvendo ações didáticas em conjunto para ampliarem o aprendizado nas áreas do conhecimento", destacou o docente Jacques Fernandes, que integra a coordenação da iniciativa.

O desafio para os alunos é beneficiar o algodão colhido, dando vida a produtos artesanais, decorativos, tecidos experimentais e novas formas de aproveitamento do produto. As sementes, por exemplo, viraram matéria-prima para a produção de óleo e ração animal. A ação une os conhecimentos das disciplinas Administração Rural  e Gestão da Propriedade Rural, que avaliaram parte do trabalho desenvolvido pelos estudantes no próximo dia 08.

"Nossa intenção é cada vez mais estimular e fomentar a retomada da produção do algodão nesta região do sertão de Alagoas, levando desenvolvimento e tecnologia tanto no cultivo quanto no beneficiamento do produto", afirmou o Coordenador de Gestão Agropecuária do campus, Augusto Araújo. O lançamento das sementes no solo da fazenda foi fruto de parceria firmada entre o Ifal e a Embrapa Algodão, e resultou, ainda, na plantação de amendoim, feijão, gergelim, guandu e três diferentes espécies de capim.

Como próximos passos das atividades os estudantes demonstrarão como criar valor agregado ao produto, fazendo da experiência um trampolim na geração de inúmeros novos negócios para a região, desenvolvendo o potencial da Economia Criativa local e em todo o estado de Alagoas.