Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Desenvolvimento rural sustentável é tema da sexta edição da SEACC

Desenvolvimento rural sustentável é tema da sexta edição da SEACC

Inscrições se encerram no próximo dia 07 e podem ser realizadas pelo site

publicado: 30/04/2018 13h56, última modificação: 30/04/2018 13h56
Exibir carrossel de imagens Sexta edição da SEACC discute agropecuário local

Sexta edição da SEACC discute agropecuário local

Nos dias 10, 11 e 12 de maio o sertão alagoano voltará seu olhar para o Campus Santana do Ipanema, que realiza a edição anual da Semana de Agropecuária, Ciência e Cultura (SEACC), que já virou tradição no calendário local. Em sua sexta edição, o evento  promete tocar em pontos cruciais para o desenvolvimento rural com sustentabilidade, em meio a um cenário atual de bastante discussão sobre as mudanças climáticas e o impacto delas na produção rural.

Com o tema "Desenvolvimento Rural Sustentável no Semiárido Alagoano", o evento reúne palestrantes renomados, que irão discutir questões de interesse coletivo do sertão do estado.  A iniciativa visa estabelecer uma agropecuária sustentável, que seja capaz de diminuir a miséria, conservar os recursos naturais e garantir um aproveitamento adequado e rentável das riquezas da região.

Abertas desde o último dia 20, as inscrições para a VI SEACC prosseguem até o próximo dia 07, podendo ser realizadas pelo site https://doity.com.br/vi-seacc ou de forma presencial na Biblioteca do Campus Santana, que fica localizado às margens da Rodovia AL 130, Km 4, nº 1609, no bairro Domingos Acácio.

A semana acaba significando um importante incremento na formação dos alunos, além de simbolizar a união indissolúvel entre os três pilares da nossa missão: ensino, pesquisa e extensão. Aberto à comunidade, o evento reforça o elo entre instituição e comunidade local, numa ação que foca no potencial da agricultura de base familiar.

Programação

Em 2017, ação rendeu importantes frutos aos participantes.Quem espera um programação puramente científica vai se surpreender: é que a iniciativa sempre oferece um olhar cuidadoso com as questões sociais e culturais. Prova disso é a oficina "Stop Bullying", ministrada pelos docentes Fabiana Menezes e Rodrigo Ramos, ambos do Campus Santana. Pra quem aprecia os sabores do sertão, duas oficinas se destacam: a de Produção de Queijo Coalho, ministrada pela docente Luana Cypriano Souza, do Campus Batalha, e a de Beneficiamento de Pimenta e Fabricação de Geléia, orientadas pelas docentes Márcia Andréa Gomes e Sarah Cavalcante, do Campus Santana.

Recheado de participações de servidores de outros campi do Ifal, o evento ganha ares mais abrangentes: pelo menos seis unidades da instituição estarão representadas por palestrantes, caso do Campus Marechal Deodoro, que terá a docente Maria do Socorro Ferreira dos Santos, encerrando o evento com o Workshop "Aprendizado dos alunos participantes em pesquisa e extensão', no sábado, dia 12.

Antes disso, porém, mais profissionais deixarão suas importantes contribuições, como a "Palestra Magna: Estratégia para o Desenvolvimento Rural em Alagoas", ministrada pelo professor Reginaldo Souza Filho, do SEBRAE, que abrirá o evento, na quinta-feira, dia 10, às 08 horas. Na sexta, dia 11, será a vez das palestras "Empreendedorismo Rural no Semiárido Alagoano" e "Caso de Sucesso: Casa do Queijo", ministradas, respectivamente, pelo docente do Ifal, Carlos Henrique de Almeida Alves, e por Juliana Duarte.

Três minicursos se repetirão nos dois dias iniciais da SEACC: o de Paisagismo, ministrado pelo docente do Campus Satuba, Alonso Pereira, o de Construção de Barragem Subterrânea, que fica a cargo da professora Maria Sônia Lopes, da EMBRAPA, e o de Plantio Mecanizado de Palma Forrageira, lecionado pelo zootecnista Maurício Andrade Alécio.

"Nossa intenção é incentivar a adoção de técnicas sustentáveis e de discutir as perspectivas do setor agropecuário local, tendo esse olhar necessário com a região onde estamos inseridos, levando conhecimento ao nosso corpo discente e unindo ensino, pesquisa e extensão", destacou a presidente da comissão organizadora, Vitória Régia Ramalho, docente do Campus Santana. O encerramento oficial do evento será feito com a apresentação de trabalhos orais e em banners. Em 2017, na sua quinta edição, a SEACC cumpriu um importante papel na divulgação do potencial de produção do sertão, tendo sido sucesso entre os participantes.