Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Ano letivo tem início com relatos sobre trajetórias de alunos e servidores do Campus Santana
conteúdo

Notícias

Ano letivo tem início com relatos sobre trajetórias de alunos e servidores do Campus Santana

Seminário de Integração Acadêmica foi realizado entre os dias 13 e 15 de junho

por Jhonathan Pino publicado: 17/06/2022 14h38, última modificação: 17/06/2022 14h38
Exibir carrossel de imagens
  • "> Estudantes do curso técnico de Agropecuária apreensivos com início de novo ciclo.JPG
  • "> Alunos da zona rural de Santana do Ipanema iniciam novo ciclo no Ifal.JPG
  • "> André Araújo relembrou como o Ifal foi responsável pela sua formação acadêmica e profissional.JPG
  • "> Anna Sofia Nero pediu que alunos tenham atitude ao longo de sua formação.JPG
  • "> Auditório do Campus Santana sediou a abertura do ano letivo dos cursos de Agropecuária e Administração.JPG
  • "> Gilberto Neto enfatiza que instituição só existe para atender à comunidade com a oferta de um ensino de qualidade.JPG
  • "> Henrique Golbery enfatizou que sementes da educação do Ifal estão espalhadas por todo o país.JPG
  • "> Jonata Vieira representou o Grêmio Estudantilna Mesa.JPG
  • "> Reitor Carlos Guedes conduzindo o primeiro momento de encontro com alunos do cursos de Agropecuária.JPG

O Campus Santana do Ipanema finalizou na última quarta-feira (15) o Seminário de Integração Acadêmica com os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados em Administração e Agropecuária. O dia foi marcado pela abertura oficial do ano letivo 2022.1, que além da equipe de gestão da unidade, contou com a presença do reitor Carlos Guedes e do chefe de Departamento de Educação Básica, Henrique Golbery.

No dia, o reitor introduziu os alunos sobre o histórico e a atual conjuntura dos Institutos Federais no Brasil. “Hoje somos uma família formada por 41 instituições e 670 unidades espalhadas por todo o país. Em Alagoas, o Ifal oferta diversas modalidades de cursos, sendo 61 cursos técnicos, 24 graduações e 11 pós-graduações”, enumerou Carlos Guedes.Reitor Carlos Guedes conduzindo o primeiro momento de encontro com alunos do cursos de Agropecuária.JPG

Ao lado dele, o diretor da unidade, Gilberto Neto acrescentou que o Ifal tem mais de 20 mil alunos, além de quase 2 mil servidores. “Vocês entraram em uma instituição de excelência. Quando vocês receberem o símbolo no IF, no fardamento, irão notar que todo mundo vai olhar diferente, porque vocês vão lidar com servidores qualificados e comprometidos com uma educação de qualidade. Mas, lembrem-se, não existiriam professores, coordenadores e técnicos se não fosse por vocês”, enfatizou Gilberto.

De alunos a servidores

Com a oferta dos cursos de Agropecuária e Administração, o Campus Santana do Ipanema atualmente atende alunos de 22 cidades, sendo 25% dos estudantes oriundos do município, como é o caso de Alehrandro Silva e Kauany Ferreira. Ambos com 15 anos, e da zonza rural do município, suas respectivas escolas já ouviam falar sobre a qualidade do ensino do Ifal.Alunos da zona rural de Santana do Ipanema iniciam novo ciclo no Ifal.JPG

“Quando estava terminando o nono ano, os professores comentaram na escola, aí eu e minha amiga combinamos de tentar.”, pontuou Alehrandro, que é do Sítio Piãozaeira.

No Sítio Queimada do Rio, Kauany também era questionada sobre a possibilidade de estudar no Ifal. “Eles sempre perguntavam se eu iria tentar, daí eu resolvi tentar entrar no Ifal, juntamente com outros amigos meus”.

Para eles, a primeira semana foi de aprendizagem. “É algo novo, fruto de uma conquista nossa e um começo de construção de nossos sonhos. Apesar de não saber muito bem o que vem pela frente, acho que é um começo de oportunidades na minha vida”, acrescentou Alehrandro.

André Araújo relembrou como o Ifal foi responsável pela sua formação acadêmica e profissional.JPGAo longo da semana, os recém-chegados ouviram histórias de vidas que foram mudadas com o Ifal, como era o caso de André Araújo. Ele foi aluno da antiga Escola Agrotécnica de Satuba e pôde relatar um pouco sobre o trajeto até Departamento de Administração do Campus Santana, em que hoje chefia.

“Eu fui aluno do Ifal. Sou técnico em Agropecuária, como muitos aqui serão. Quando era aluno, me perguntava o que queria ser. Quando estudava em Satuba, em 2001, tinha que pagar R$ 30 para estudar em uma escola federal. Hoje, vocês têm ainda mais oportunidades, porque praticamente recebem para estudar, por meio de programas de assistência, monitoria, pesquisa e extensão. Gente, quando pensarem no futuro de vocês, façam por onde, porque quando a gente menos espera, ele já é amanhã”, recordou André.Anna Sofia Nero pediu que alunos tenham atitude ao longo de sua formação.JPG

Mas para a coordenadora do curso de Administração, essas oportunidades só poderão ser aproveitas se houver vontade entre os alunos. “Vocês são a nossa razão de ser. Tudo aqui é para vocês e por vocês. Estamos aqui para compartilhar conhecimento, prover uma formação na área técnica de Administração, mas para que tudo isso se realize, é necessário a atitude” comentou Sofia Neri.

Na mesa de abertura do ano letivo também estiveram Rendrikson Gonçalves, responsável pela coordenação pedagógica do Campus; Paulo Vicente, da Coordenação de Apoio Acadêmico e o representante do Grêmio Estudantil da unidade, Jonata Vieira.