Você está aqui: Página Inicial > Campus > Santana do Ipanema > Notícias > Destaque na Matemática, alunos do Campus Santana participam de competição internacional

Ação faz parte da comemoração dos 10 anos de criação dos Institutos Federais

publicado: 16/05/2018 08h30, última modificação: 16/05/2018 09h22
Exibir carrossel de imagens Alunos respondem às questões objetivas da Primeira Fase da competição

Alunos respondem às questões objetivas da Primeira Fase da competição

Não é surpresa pra ninguém o desempenho dos alunos do Campus Santana do Ipanema nas olimpíadas de Matemática. Com resultados de destaque nas edições municipal, regional e nacional, choveram medalhas e menções honrosas para nossos discentes. Agora, um novo teste desafia a performance dos nossos feras: a participação na I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais, uma competição internacional da disciplina, direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.Imagem 4

A iniciativa é uma das novidades especialmente preparadas para serem executadas no Brasil com o advento do Biênio da Matemática no país, iniciado em 2017. A ideia é destacar a Matemática dentro do conjunto da ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento nacional. No ano passado, o país recebeu a 58º edição da IMO, a Olimpíada Internacional de Matemática, e sedia em julho deste ano o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), que será realizado no Rio de Janeiro.

A competição

Imagem 3A primeira edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais acontece em duas etapas. Na primeira delas, o estudante reponde uma prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha, todas baseadas no tema "A Matemática está em tudo". Até por isso, as questões podem ser abordadas dentro da perspectiva das outras áreas do conhecimento. No Campus Santana do Ipanema, as provas da Primeira Fase aconteceram ontem (15), aplicadas nos dois turnos, pelos docentes Alexandre Cavalcante e Fernando Mendonça, que coordenam o projeto de ensino "Rumo ao Ouro". Mais de 20 alunos participaram dessa fase inicial, a grande maioria deles participantes do projeto, que vem preparando a turma para a OMIF e OBMEP.

Os alunos aprovados na etapa preliminar, de acordo com a nota de corte, participam da Segunda Fase do evento, queProva foi aplicada nos dois turnos contempla uma prova com 5 questões dissertativas. Esta etapa da OMIF sempre acontecerá em um dos Institutos Federais. Neste ano, coube a IF Sul de Minas - Campus Muzambinho, a honra de receber a olimpíada em sua estreia.

Prevista para ser realizada no dia 19 de outubro, a OMIF constará de provas, palestras, confraternização em cerimônia de premiação. As maiores notas serão ranqueadas e darão premiação para os participantes. A iniciativa pioneira é parte do conjunto de ações preparadas para comemorar os 10 anos da criação dos Institutos Federais no país.