Você está aqui: Página Inicial > Campus > Rio Largo > Notícias > Campus Rio Largo implanta nova tecnologia em sua rede sem fio

Campus Rio Largo implanta nova tecnologia em sua rede sem fio

Atividade melhora a conectividade na estrutura física de toda a unidade

publicado: 05/02/2020 15h36, última modificação: 05/02/2020 15h36

O ano de 2020 começou com uma renovação na rede sem fio do Campus Rio Largo. Um projeto concebido e posto em prática pelo técnico de Tecnologia da Informação Luiz Humberto fez com que o Campus passasse a conta com 100% de cobertura da rede sem fio, além de uma melhor qualidade de sinal.

Segundo Luiz, o objetivo do projeto foi melhorar a qualidade e recepção do sinal wi-fi e de buscar a eficiência e dinamismo, na execução das atividades de ensino e administrativas, bem como garantir a satisfação dos alunos e servidores.O equipamento Ubiquiti UNIFI possibilita o uso da internet, com qualidade, em todos os locais do Campus.jpeg

Anteriormente, o Campus possuía apenas um roteador sem fio para atender toda à comunidade. Além daquele equipamento está defasado, ocorriam travamentos e a interrupção constante do sinal, assim prejudicando e não atendendo corretamente as atividades de salas de aula, laboratórios e setores administrativos. Diante desse problema, Luiz buscou por soluções de referência nos institutos federais do Espírito Santo (Ifes) e Santa Catarina (IFSC) que pudessem ser aplicadas no Campus Rio Largo.

O técnico de Tecnologia da Informação Luiz Humberto buscou por soluções em outros institutos federais.jpegLuiz tinha a expectativa de finalizar o projeto em março de 2020, mas já no dia 27 de dezembro, o último equipamento foi instalado e a implantação foi finalizada com antecedência de três meses. A unidade utiliza agora o equipamento Ubiquiti UNIFI.

Segundo o servidor, o uso de tal equipamento não é um luxo e sim uma garantia de uma conexão estável e de qualidade na rede wi-fi, ainda sim permitindo uma migração transparente de um ponto de acesso para o outro.“Podemos dizer que ele seja um sistema profissional de wi-fi para empresas e lugares com grande concentração de usuários, como universidades, centros educacionais, hotéis, shoppings, clubes, entre outros”, afirmou Luiz

O aluno de Informática para Internet, Josué Silva, já percebeu a diferença, “percebi que a conexão está mais rápida e não fica caindo como era antes”.Joseane de Oliveira disse que a tecnologogia facilitará o uso da rede wi-fi, nos locais de descanso da unidade.jpeg

A discente Joseane de Oliveira também comemora a maior conectividade na unidade. “Agora conseguimos nos conectar em qualquer lugar do Campus, até mesmo na área aberta, perto da árvore, onde os alunos descansam na hora do intervalo. Antes a rede wi-fi não chegava até lá”.

Com a implantação do equipamento, o Campus Rio Largo se junta à unidade de Santana de Ipanema, que foi o primeiro a implantar a tecnologia, como um dos precursores do seu uso no Ifal. Em breve o Campus São Miguel dos Campus também adotará a mesma mudança.