Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Projeto IF Mais empreendedor começa formação de agricultores de Piranhas

Projeto IF Mais empreendedor começa formação de agricultores de Piranhas

Comunidade participou de discussões sobre crédito e regularização da terra

por Jhonathan Pino publicado: 02/08/2021 09h34, última modificação: 03/08/2021 10h30

Nesta quinta-feira (29), integrantes do IF Mais Empreendedor do Campus Piranhas foram à Comunidade Picos, no município sede da unidade, para a realização do primeiro dia de campo do projeto “Assistência tecnológica para empreendimentos agrícolas no Sertão Alagoano”, que visa dar apoio tecnológico e administrativo a associações e cooperativas na região.

Ao longo do dia, agricultores receberam orientações para a instalação da Tarifa Rural de Energia Elétrica, o crédito rural e informações sobre regularização da terra. Além disso, participaram de rodas de conversa sobre a reprodução de gado de leite, o manejo orçamentário de forragem, de produção e certificação de leite orgânico, com os professores Randerson Silva, Samuel Silva e José Madson, todos do Campus Piranhas.Edmaíris Rodrigues, aluna do curso Engenharia Agronômica, compartilhou sua experiência na roça, para conversar com os agricu.jpeg

Edmaíris Rodrigues, do curso Engenharia Agronômica, foi uma das discentes que conversaram com os associados ali presentes. Ela usou sua vivência no campo como forma de aproximação com os agricultores.

“Eu também sou daqui da região, nascida e criada no Sítio Marruá, bem pertinho aqui do Piau. Meu pai ainda mora aqui no sítio, inclusive está, como muitos moradores daqui da região, colhendo seu milho e seu feijão para a venda, para guardar, para os animais. A realidade de vocês, eu conheço. Boa parte da minha infância foi também na roça, me formei no Ifal, como técnica. Comecei o curso superior antes de me formar e a gente entende muito a realidade de vocês, trabalhando, estudando e desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão para a realidade do Estado, nessa área do Sertão", compartilhou.

De acordo com o coordenador do projeto, Samuel Silva, o contato com os alunos da própria comunidade faz com que os agricultores se tornem mais interessados em debater os temas, por meio uma linguagem simples, fazendo com que eles participem ativamente das discussões.Agricultores associados receberam visita de orgãos do município, Sebrae, Emater e do projeto IF Mais empreendedor.jpeg

“As oito bolsistas do projeto viram na prática a essência da extensão tecnológica, realizada por elas mesmas e ficaram muito entusiasmadas por participar da ação, o que as preparou ainda para o breve futuro profissional que as aguarda. Sinto que estamos indo no caminho certo, pois o Ifal é uma instituição que deve promover o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região através de sua atuação na área de extensão”, pontuou Samuel.

Além dos professores e alunos membros do projeto, as atividades do dia 29 contaram com a presença de representantes do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), da Secretaria de Agricultura e do prefeito do Município de Piranhas, Tiago Freitas, além do Sebrae, patrocinador do evento.