Notícias
Professores e alunos discutem sobre a situação política e econômica do país atualmente
Na última terça-feira (5), professores reuniram suas turmas na área de refeições do Ifal - Campus Piranhas para um debate sobre o momento de crise política e econômica que o país enfrenta atualmente e os impactos das políticas públicas, em implantação, na realidade dos alunos e na educação. O debate contou com a participação ativa dos estudantes que encheram o espaço e compartilharam suas vivências.
Alunos e professores relataram como as reformas e políticas em curso no país afetam suas vidas, direitos e realidades. Para o professor de Geografia e diretor municipal do Sintietfal, Claudemir Martins, essas reformas têm acontecido sem qualquer diálogo com a sociedade. “Na atual conjuntura política que atravessa o Brasil, com grandes retrocessos em nossos direitos, é de fundamental importância esses espaços de debate político para a formação integral dos nossos estudantes”, afirma o professor.
Para o professor de Filosofia, Renato Bittencourt, momentos como esse são de extrema importância devido ao seu caráter político de cidadania e diálogo. “Creio, profundamente, que esses espaços são não apenas necessários, mas também decisivos para a formação de seres humanos capazes de criticarem e recriarem sua própria realidade, possibilitando empatia pelas questões humanas e sociais,” afirma o professor de Filosofia. Segundo o professor Renato, os estudantes, em momentos como esse, revelam, de maneira surpreendente, um potencial enorme para um debate maduro, respondendo à altura a alguns professores e pais que, sem qualquer esperança, duvidam deles.