Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Professor Iata é reeleito diretor-geral do Ifal Piranhas

Professor Iata é reeleito diretor-geral do Ifal Piranhas

Carlos Guedes também se mantém no cargo de reitor da instituição; gestores cumprirão mandato de 2023 a 2027

por Roberta Rocha publicado: 05/04/2023 15h29, última modificação: 05/04/2023 15h29

A comunidade interna do Instituto Federal de Alagoas - Ifal participou da votação, nessa terça-feira (4), para definir reitor e diretores/as-gerais da instituição. No Campus Piranhas, o professor Iatanilton Damasceno concorreu como candidato único e foi reeleito para um novo mandato de quatro anos no cargo de diretor-geral. Desse modo, o gestor deve permanecer à frente da unidade de ensino no Alto Sertão alagoano de 2023 a 2027.

Outros 12 campi elegeram os/as ocupantes da Direção-Geral. Já para o cargo máximo da instituição, o reitor Carlos Guedes conseguiu se reeleger com 64% dos votos válidos, contra 36% do candidato Dácio Camerino. Confira os boletins de apuração divulgados pela Comissão Eleitoral Central.

Eleito com 100% dos votos válidos, o diretor-geral Iatanilton Damasceno obteve 35 votos do segmento docente, 146 votos de discentes e 27 votos de técnicos administrativos. O percentual de participação de eleitores/as por campus e segmento pode ser acessado AQUI.

"A responsabilidade só aumenta, mas tenho a certeza de que, com a coletividade, com transparência e com justiça, conseguiremos seguir o nosso objetivo institucional", destacou Iatanilton.

"Gratidão. Essa é a palavra que melhor define este momento. Assim, gostaria de agradecer aos professores, técnicos administrativos e estudantes que confiaram em mim para a gestão do Campus Piranhas nos próximos quatro anos. Tivemos 86,1% dos votos [totais]!", comemorou o diretor reeleito.

Segundo ele, a equipe de gestão que esteve a seu lado desde 2019 o ajudou a enfrentar um dos períodos mais difíceis da história da unidade de ensino e, por isso, merece também um agradecimento. "Conseguimos crescer em meio às adversidades. Enfrentamos o desafio da alimentação, da construção de nosso ginásio que se avizinha e, agora, estamos enfrentando o desafio de nossa fazenda experimental. Logo à frente, desenham-se novos desafios e novas conquistas. O trabalho continua com a firmeza de que estamos no caminho certo".

As expectativas para o próximo mandato são de avanços nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, assistência estudantil e gestão de pessoas. "Construímos as bases para que sejamos melhores e maiores nos próximos quatro anos, fazendo do Campus Piranhas uma instituição cada vez mais inclusiva e mais socialmente justa, com a participação de todos e com o cumprimento de nosso papel social e institucional de transformação. O compromisso firmado com cada um de vocês será o norte de nosso trabalho", afirmou.

ELEIÇÕES NO IFAL

A Consulta Eleitoral no Ifal envolveu os segmentos Docentes, Técnicos Administrativos em Educação - TAE's e Estudantes, sendo os votos computados de forma proporcional, com peso de 1/3 para cada segmento.

A consulta para o cargo de reitor englobou as 16 unidades de ensino da instituição e a Reitoria. Em relação à Direção-Geral dos campi, no Campus Benedito Bentes não foi deflagrada eleição direta para o cargo;  no Campus Coruripe, o processo eleitoral está suspenso e, no Campus Maceió, a disputa irá ao segundo turno. Saiba mais aqui.