Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Ifal Piranhas tem projeto aprovado para a implantação de laboratório IFMaker

Ifal Piranhas tem projeto aprovado para a implantação de laboratório IFMaker

Satuba e Marechal também receberão recursos para a compra de equipamentos até 2021

publicado: 11/09/2020 15h28, última modificação: 11/09/2020 16h20

Três unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tiveram projetos selecionados pelo Edital Nº 35/2020, para Apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal. Com isso, ainda este ano, os campi Piranhas, Satuba e Marechal Deodoro deverão receber recursos para a aquisição de equipamentos que possibilitem aos servidores e alunos envolvidos o desenvolvimento da cultura learning by doing e da Aprendizagem Baseada em Projetos.

Os recursos recebidos pelas unidades poderão ser utilizados em impressoras, scanners e canetas 3D, Notebooks, Smartvs, kits de robótica, projetores multimídias e ferramentas, como parafusadeiras e furadeiras. Além disso, as equipes gestoras dos laboratórios serão capacitadas por meio dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), no âmbito do projeto “Formação de Educadores para Atuarem em Espaços Maker”

Projetos aprovados

A proposta do Campus Piranhas irá receber quase R$ 133 mil para implementar o  Laboratório de Prototipagem; a unidade de Marechal Deodoro destinará uma área de 71 m²  para o investimento cerca de R$ 83 mil com os equipamentos e Satuba reservou aproximadamente 60 m² para receber o financiamento dos quase R$ 74 mil próprios à instalação do laboratório IFMaker.

Cada laboratório contará em seu quadro ao menos três servidores, seis discentes e um estagiário para a realização das atividades acadêmicas. Segundo Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), a expectativa é que já na próxima semana sejam publicadas portarias com os nomes dos servidores participantes.

A gestora lembra que s unidades tiveram seus projetos selecionados em reunião extraordinária com o Colégio de Dirigentes, “considerando os critérios presentes no edital, como Taxa de Verticalização da Unidade Acadêmica, Percentual de matrículas em Educação de Jovens e Adultos e oferta de Licenciaturas”, detalha.

Confira o resultado.