Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Notícias > Estudantes de cidade sertaneja reforçam conhecimentos científicos com ajuda de graduandos do Ifal Piranhas

Feira de ciências realizada no campus proporcionou interação entre alunos da rede municipal e federal de ensino

por Roberta Rocha publicado: 11/03/2022 19h21, última modificação: 11/03/2022 19h21

Nos dias 9 e 10 de março, dezenas de estudantes da rede municipal de ensino de Olho D'água do Casado, cidade do Sertão de Alagoas, compareceram ao Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Piranhas para prestigiar a feira de ciências articulada pelos docentes de Física Felipe Freitas e Robenilson Ferreira, como culminância da disciplina "Projetos Integradores para o Ensino de Física"

No evento de divulgação científica, graduandos do 4º e 6º período da licenciatura em Física ofertada na unidade de ensino repassaram aos visitantes conhecimentos nas áreas de Astronomia, Transformação de energia, Radiação Eletromagnética etc. Os participantes puderam consolidar esses e outros conteúdos tratados nas séries do Ensino Fundamental por meio de experimentos, abordagens lúdicas e material didático elaborado pelos próprios graduandos do Ifal.

Feira de Ciências Ifal PiranhasA ocasião, de acordo com o professor Robenilson Ferreira, garantiu uma experiência rica de troca. "Foi uma grande oportunidade dos licenciandos em Física, nossos futuros professores, colocarem em prática o seu conhecimento em docência e seus conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da sua graduação, interagindo com o público-alvo; como também para os alunos que nos visitaram, conhecendo um pouquinho mais sobre diversos temas da Física e de forma prática", resumiu.

A iniciativa contemplou alunos oriundos da Escola Municipal Antenor Serpa, instituição parceira do Ifal Piranhas onde  graduandos da licenciatura em Física do campus já desenvolveram o Estágio Supervisionado. "A escola foi convidada a fazer uma visita técnica e participar deste momento de educação científica. E não apenas esta escola em especial, mas para as escolas da região, o Ifal está de braços abertos para recebê-los, com essas atividades e com visita guiada às instalações do campus", apontou Robenilson.

Feira de Ciências Ifal PiranhasPara o docente, além do caráter educativo, eventos como a feira de ciências podem servir para estreitar a relação entre o campus e a comunidade e para apresentar novas possibilidades de futuro profissional aos visitantes. "Há jovens que estão finalizando o 9º ano nas escolas da região e que muitos deles, às vezes, nem sequer conhecem que nós temos o Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas oferecendo diversos cursos. Então é um trabalho de divulgação científica, mas também é um trabalho de divulgação do Instituto".

Comprometimento - Animado com os resultados conquistados, o professor Felipe Freitas destacou o cuidado com que os licenciandos do Ifal atuaram no evento, atentos à missão de aproximar os participantes de temas científicos. "A responsabilidade deles era enorme, que era levar Ciência de uma forma interativa, motivadora e em uma linguagem acessível. Então me encantou muito o comprometimento em levar até esses alunos da nossa comunidade o que foi aprendido no curso, de forma espontânea".

O docente lembrou que a apresentação do projeto integrador na forma de feira de ciências contribuiu para que os graduandos conseguissem articular os conhecimentos de forma organizada, planejar etapas e executá-las em um processo de construção de projeto, além de aprender a promover o estudo e a divulgação de conhecimentos científicos.

Para o profissional, o diferencial no processo de ensino e aprendizagem dos participantes da feira foi a comprovação de que a ciência integra o dia a dia de cada indivíduo. "Desde a produção de energia elétrica nas usinas hidrelétricas da nossa região até a visualização de um fenômeno natural ocorrente no céu. A ciência é uma parte fundamental da nossa sociedade. Aliás, ela é fruto da construção humana", ressaltou.

Feira de Ciências Ifal PiranhasFeira de Ciências Ifal PiranhasFeira de Ciências Ifal Piranhas