Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Obmep 2023: prova da 1ª fase no Ifal Penedo acontece no dia 30 de maio em dois horários

Todos os alunos matriculados nas três séries dos cursos técnicos integrados estão inscritos para participar
publicado: 25/05/2023 16h35, última modificação: 25/05/2023 16h35

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Estudantes de todo o país se preparam para, na próxima terça-feira, 30, participar da primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, a prova será aplicada após o horário do intervalo de aulas, nos dois turnos: às 9h50 e às 15h50. Os estudantes terão até duas horas e meia para responder as questões, exceto aqueles com necessidades especiais que precisarem de auxílio no momento da prova.

Todos os alunos regularmente matriculados nas três séries dos cursos técnicos integrados ao ensino médio estão automaticamente inscritos a participar. A prova será composta por 20 questões de múltipla escolha, valendo um ponto cada. Junto com o caderno de perguntas, os participantes receberão um cartão-resposta, no qual deverão preencher todos os dados solicitados em letra de forma de maneira legível e indicar se desejam participar da segunda fase, caso venham a ser selecionados.

A classificação à fase seguinte ocorrerá com base na ordem decrescente de pontuação. Ou seja, serão selecionados aqueles que obtiverem as maiores notas na prova objetiva, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola, conforme os critérios descritos no regulamento. No caso do Ifal Penedo, cujos alunos concorrem no nível 3 (ensino médio), as vagas para a segunda fase somam 31. A divulgação da lista de classificados está prevista para 2 de agosto e a dos locais de provas para o dia 31 do mesmo mês, exclusivamente no site www.obmep.org.br. Já a realização da segunda fase está marcada para o dia 7 de outubro.

18ª edição da Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo Impa com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).

Entre os objetivos, estão o de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A cada ano, a Obmep escolhe um tema e o desta edição é uma homenagem ao bicentenário do naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo Alfred Russel Wallace. O britânico, nascido em 1823, viajou pelo Brasil, entre 1848 e 1852, coletando espécimes de animais na Floresta Amazônica. Em 1858, junto com Darwin, apresentou à Sociedade Linneana de Londres a teoria da seleção natural que mudou nossa compreensão do mundo.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves