Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Novembro Negro: 2ª edição do 'Quilombos de ontem e hoje' acontece nos dias 18 e 19/11

Evento é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifal Penedo.
por Lidiane Neves publicado: 09/11/2021 08h25, última modificação: 09/11/2021 09h15

A programação alusiva ao mês da Consciência Negra no Ifal Penedo ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro com a realização da segunda edição do “Quilombos de ontem e hoje”. Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), o evento este ano tem como foco as relações étnico-raciais em Alagoas.

“É um momento importante para aproximar nossos estudantes das temáticas científicas, políticas e lúdicas que vêm sendo pensadas por pessoas que vivem e produzem a sua existência no estado”, destaca o coordenador do Neabi Penedo, Marcos Paixão.

Nos dois dias, todas as atividades acontecerão de forma on-line. A abertura será com a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Marli de Araújo Santos, convidada para falar sobre o tema “Alagoas Negra: de Palmares à heteroidentificação”. A palestra está marcada para as 16h de quinta-feira (18/11), no canal oficial do Campus Penedo no YouTube.

Na sexta-feira (19/11), a programação terá início pela manhã e se estenderá até o final da tarde. Das 10h às 12h, pelo Google Meet, a professora do Ifal Coruripe, Lais Gois de Araújo, conduzirá a oficina “Abayomi: bonecas feitas com laços ancestrais”. As vagas são limitadas a 30 pessoas e serão preenchidas por ordem de inscrição (CLIQUE AQUI para acessar o link do formulário).

Na sequência, das 15h às 17h, acontecerá a Jornada Científico-Pedagógica, momento no qual serão apresentadas ações vinculadas ao Neabi de Penedo e de outros campi do Ifal. A plataforma utilizada também será o Google Meet e as pessoas interessadas devem solicitar o link da sala virtual por mensagem direta ao perfil @neabi_ifal.penedo no Instagram.

Para o encerramento, a equipe do núcleo preparou uma live musical, das 17h30 às 18h30, com sorteio de brindes aos ouvintes. Na playlist do evento, artistas de estilos variados que têm Alagoas em suas canções. O momento ao vivo será pelo Instagram do Neabi Penedo.