Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Nota de pesar pelo falecimento do professor Jackson Souto

Nota de pesar pelo falecimento do professor Jackson Souto

publicado: 03/01/2022 10h02, última modificação: 03/01/2022 13h22

É com profundo pesar que o Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo lamenta a morte do professor Jackson José Souto de Moraes, ex-chefe do Departamento de Ensino da unidade. O docente faleceu no último domingo, 2, após ter seu quadro de saúde agravado em decorrência de um câncer contra o qual lutou há cerca de quatro anos, mas que há alguns meses teve recidiva. O sepultamento está marcado para as 11h desta segunda-feira, 3, no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.

O professor Jackson tinha 65 anos e sua história com o Ifal começou em 1968, quando ingressou na antiga Escola Industrial Federal de Alagoas para cursar o ginásio (atual ensino médio). Como aluno, permaneceu na instituição até 1974, após a conclusão do curso técnico em Eletrotécnica. Vinte anos depois, ele retornaria à Escola Técnica Federal de Alagoas, hoje Campus Maceió, como docente efetivo do curso de Mecânica, no qual ministrou várias disciplinas técnicas até vir para Penedo, em 2013.

No campus da cidade ribeirinha ocupou a chefia de Ensino, antigo Departamento Acadêmico, até 2017, quando precisou se afastar para tratar da saúde. Sua aposentadoria foi concedida no ano seguinte, após quase 24 anos de dedicação ao Ifal. Neste momento de pesar, o Ifal Penedo se solidariza com familiares e amigos do professor Jackson e registra sua homenagem ao docente e ex-gestor pelos significativos serviços prestados à instituição.

"Homem íntegro e exemplar, de decisões fortes e suaves. Seu destaque era percebido por sua característica conciliadora e progressista. Fala mansa e intervenções precisas. Um grande defensor da Escola de Dirigentes para possibilitar o acesso democrático às ações e decisões da gestão. Deixará  saudades por sua competência e lealdade à instituição e aos amigos. Vá com Deus, meu eterno amigo. Só quem teve o privilégio de conviver com ele, percebia as simples e fortes marcas que ele nos deixou", destacou o professor Carlson Lamenha Apolinario, colega de trabalho e então diretor-geral do Ifal Penedo, durante o período em que Jackson Souto trabalhou no campus.