Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi Penedo promove curso de formação étnico-racial aplicada ao contexto escolar

Inscrições estarão abertas de 23/08 a 20/09, mas acontecerão por etapas para públicos específicos.
por Lidiane Neves publicado: 19/08/2021 14h47, última modificação: 19/08/2021 15h36

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo promoverá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro um curso on-line de formação étnico-racial destinado a educadores, gestores escolares e estudantes de cursos de licenciatura.

A iniciativa tem como objetivo capacitar os atuais e futuros profissionais de instituições de ensino públicas e privadas da cidade e de outros municípios da região do Baixo São Francisco, para que possam inserir em suas práticas conteúdos que envolvam história e cultura afro-brasileiras e indígenas.

As inscrições estarão abertas entre 23 de agosto e 20 de setembro, mas acontecerão por etapas para públicos específicos. No primeiro período, de 23 a 29/08, devem manifestar interesse os docentes do Ifal Penedo e estudantes dos cursos de licenciatura em Letras Português e Ciências Biológicas ofertados pelo campus via Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para cada um desses grupos, o Neabi reservou 10 vagas.

De 30/08 até 12/09, será a vez dos professores e gestores de escolas públicas da educação básica pertencentes à 9ª Gerência Regional de Alagoas (Penedo, Igreja Nova, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Porto Real do Colégio, São Brás, Olho D’Água Grande e Campo Grande) e aos municípios sergipanos de Neópolis e Santana do São Francisco, situados na divisa entre os dois estados, às margens do Rio São Francisco.

A última etapa de inscrição, de 13 a 20/09, estará voltada para estudantes de licenciatura de qualquer instituição, docentes e gestores de escolas privadas localizadas nas cidades já citadas. Para todos os casos, o link do formulário é o mesmo: abre.ai/cursoneabipenedo.

“O preenchimento das vagas se dará pela ordem de inscrição, observados os públicos específicos. Os interessados deverão anexar ao formulário de inscrição cópia do RG e documento comprobatório da atividade exercida, podendo ser a carteira funcional, declaração de vínculo, contracheque ou comprovante de matrícula na graduação”. informa o coordenador do Neabi do Ifal Penedo, Marcos Paixão.

Programação

Com carga horária total de 20 horas, o curso será ofertado em formato remoto, dividido em momentos síncronos e assíncronos. Os encontros virtuais ocorrerão pela plataforma Google Meet, sempre das 19h às 21h nas datas definidas para a atividade de formação (de 27/09 a 01/10). Nesse período, os participantes também terão acesso a materiais teóricos disponibilizados pelos palestrantes. Para conferir a programação detalhada com os temas e breve currículo dos instrutores convidados, CLIQUE AQUI.

A participação dá direito a certificado aos inscritos que tiverem 75% de frequência mínima e concluírem, com êxito, o plano de aula que verse sobre sua área de atuação em diálogo com a temática do curso. Para mais informações ou envio de dúvidas, o contato deve ser feito com a equipe do núcleo pelo e-mail cursosneabipenedo@gmail.com ou perfil do Instagram @neabi_ifal.penedo. Confira também o FOLDER DE DIVULGAÇÃO do curso.