Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Neabi do Ifal Penedo lança edital de seleção para atividades de monitoria com bolsa
conteúdo

Notícias

Neabi do Ifal Penedo lança edital de seleção para atividades de monitoria com bolsa

Inscrições já estão abertas e vão até 24/03 para estudantes do ensino técnico de nível médio e curso superior
publicado: 14/03/2023 18h10, última modificação: 14/03/2023 18h10

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo lançou o edital de seleção de estudantes para atividades de monitoria, com bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) – CLIQUE AQUI. A oferta é de uma vaga e as inscrições já estão abertas. Para participar, os interessados devem preencher e entregar, até o dia 24 de março, a ficha de inscrição disponível na recepção.

A seleção é destinada aos alunos do Ifal Penedo, que cursam qualquer ano ou período dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Química (integrado ou subsequente) e do curso superior em Química Industrial. Porém, os estudantes do 1º ano da modalidade integrado devem ter a média passível de aprovação no ano letivo vigente e terão que comprovar a aprovação apresentando o histórico escolar na etapa final da seleção.

Além disso, somente pode concorrer às vagas quem, durante toda a vigência da bolsa, não tem vínculo empregatício de qualquer natureza e não é beneficiado por bolsa de pesquisa, extensão, estágio ou similar, exceto bolsas concedidas pela Assistência Estudantil do Campus Penedo. A bolsa de monitoria do Neabi terá vigência a partir de abril e vai até dezembro deste ano. A carga horária semanal será de 10 horas para as atividades descritas no item 5 no edital.

Etapas de seleção

Após a entrega da ficha de inscrição preenchida, a próxima etapa será realizar uma redação com o tema “Redes sociais e a divulgação da temática étnico-racial”, no dia 3 de abril, em horário a ser divulgado no dia 29 de março. O texto deverá ter até 30 linhas. A pontuação dada à redação será de acordo com a tabela disponível no item 4.2 no edital, que avalia adequação do texto à norma padrão da língua portuguesa, coerência e coesão, capacidade argumentativa e adequação às temáticas abordadas pelo Neabi.

Os autores das 10 redações mais bem pontuadas serão convocados para uma entrevista, que será feita individualmente por membros do Neabi. O objetivo desta fase é conferir a afinidade do candidato com as questões étnico-raciais, dando preferência a estudantes de origem indígena, afrodescendente e/ou oriundos de comunidades remanescentes indígena e quilombola. A divulgação do resultado final está prevista para 13 de abril.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves