Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Monitoria do Ifal Penedo lança novo edital para selecionar estudantes bolsistas

Monitoria do Ifal Penedo lança novo edital para selecionar estudantes bolsistas

A oferta é de cinco vagas para as disciplinas de Física, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Geral.
por Lidiane Neves publicado: 14/07/2021 11h20, última modificação: 14/07/2021 11h20

A Coordenação de Monitoria de Ensino abre uma nova oportunidade para estudantes do Campus Penedo com interesse em se tornar bolsistas do programa. Lançado nesta quarta-feira, 14, o Edital nº 07/2021 é destinado ao preenchimento de cinco vagas nas disciplinas de Física, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Geral. As inscrições já começam nesta quinta, 15, e vão somente até a próxima terça-feira, 20.

Estão entre as condições gerais de participação no processo seletivo, ser aluno regularmente matriculado no 2º ou 3° ano dos cursos técnico em Meio Ambiente e Química integrado; 4º ano dos cursos de Meio Ambiente e Açúcar e Álcool; ou a partir do 2º período do curso de Química subsequente.

Outros pontos importantes são: já ter concluído a disciplina da vaga pleiteada; não ter reprovado no ano letivo anterior; estar em progressão parcial no ano corrente em qualquer componente curricular; e apresentar média geral no histórico escolar igual ou maior que 6,0 e nota na disciplina a qual concorre igual ou maior que 7,0.

Para se inscrever, o estudante interessado deve preencher a ficha disponível no Anexo I do edital, assiná-la e enviá-la, dentro do prazo, para o e-mail monitoria.penedo@ifal.edu.br, junto com o histórico escolar atualizado, o comprovante de matrícula de 2021, o RG e o CPF digitalizados. Na falta de qualquer um dos documentos requisitados, a inscrição não será aceita.

A seleção ocorrerá em duas fases: análise do histórico curricular, de caráter eliminatório, e entrevista, de caráter classificatório. Conforme o cronograma do edital, o resultado preliminar da primeira fase será divulgado no dia 23 de julho, com prazo de até 27 de julho para recursos. A divulgação do resultado pós-recursos e convocação para a segunda fase está prevista para o dia 28 de julho.

As entrevistas ocorrerão de 29 de julho a 5 de agosto, de modo virtual. Quanto ao resultado final de todo o processo seletivo, a previsão é que seja divulgado no dia 6 de agosto. Feita a homologação da lista final, o início das atividades dos novos monitores está marcado para 9 de agosto.

A bolsa de monitoria é no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais para uma carga horária semanal de 15 horas. As atividades serão desempenhadas no turno indicado no quadro de vagas, de forma a não chocar com as aulas do curso em que o monitor estiver matriculado. Os selecionados para o turno vespertino deverão ter disponibilidade para permanecer até as 19h, em alguns dias, a critério das coordenações Pedagógica e de Monitoria.

A vigência da monitoria será de quatro meses (de agosto a novembro) e o pagamento da bolsa estará condicionado à previsão orçamentária do campus. Ao término, será emitido certificado, podendo a carga horária total ser computada como Atividades Complementares ou Prática Profissional, caso a disciplina seja de natureza prática.