Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > 'Momento Educação Ambiental' dá início ao 2º dia de programação da Semana de MA

'Momento Educação Ambiental' dá início ao 2º dia de programação da Semana de MA

Público conheceu as iniciativas de estudantes e professores, com foco na redução de impactos negativos das práticas cotidianas da população em geral no ecossistema.

publicado: 08/06/2016 13h08, última modificação: 09/06/2016 16h48
Exibir carrossel de imagens Apresentações ocorreram no auditório.

Apresentações ocorreram no auditório.

Em seu segundo dia de atividades, nesta quarta-feira (8), a programação da Semana de Meio Ambiente do Ifal - Campus Penedo teve início com o “Momento Educação Ambiental” para a apresentação de projetos de extensão relacionados ao tema do evento: “Ambientalize-se, preserve a vida”. Na ocasião, o público presente conheceu as iniciativas de estudantes e professores, com foco na redução de impactos negativos das práticas cotidianas da população em geral no ecossistema.

O professor de Física, Henrique Marques, apresentou o projeto Ecolumi, que é coordenado por ele e tem como objetivo o recolhimento de lâmpadas fluorescentes na cidade de Penedo. Segundo o docente, essas lâmpadas contêm vapor de mercúrio e não podem ser descartadas no lixo comum. “Mas, pouca gente sabe disso e não há nenhuma legislação que regulamente o descarte, nenhuma política pública que dê a devida atenção para o assunto”, alertou Marques.

Ele explicou que o mercúrio é um metal pesado com sérios riscos para a saúde humana e que a contaminação acontece de forma indireta, ou seja, por meio da água e do solo que geram alimentos contaminados. “Com o projeto, temos três desafios: evitar que a lâmpada fluorescente vá para o lixo comum, disponibilizando pontos de coleta na cidade; separá-la corretamente para que não quebre e libere o vapor de mercúrio; e, por fim, garantir a destinação correta, estabelecendo parcerias com empresas”, concluiu.

I Semana de Meio AmbienteO segundo projeto, denominado Produção de Sabão Ecológico, foi apresentado pelas alunas Thayná Souza e Thais Simões, que têm como orientadora a docente Janaína Soares. As estudantes destacaram a importância do projeto para o meio ambiente, uma vez que a produção utiliza como matéria-prima o óleo residual de fritura. “No Brasil, estima-se que, por mês, 500 mil litros desse óleo são jogados na rede de esgoto. As estações de tratamento não estão preparadas para receber toda essa quantidade”, informou Thayná.

De acordo com a estudante, de todo o esgoto que recebem, as estações conseguem tratar aproximadamente 70%. “Os 30% não tratados são descartados na natureza com todas as cargas poluentes do esgoto, o que inclui o óleo residual de fritura”, acrescentou. O projeto desenvolvido inclui as seguintes atividades: oficinas e palestras em escolas públicas para alunos do ensino fundamental; coleta de amostras de óleo; pré-tratamento para retirada de impurezas; e testes de receitas para produção do sabão ecológico.

O “Momento Educação Ambiental” foi encerrado com a apresentação do projeto Consumo Consciente, também orientado pela professora Janaína Soares. A iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do consumo exagerado de água e energia e do desperdício de alimentos. “É um tipo de informação recebida pela população como algo distante com consequências somente para gerações futuras”, explicou a aluna Gabriele Ferreira, que apresentou o projeto com o colega estudante André Luis. Atualmente, o projeto é executado em duas escolas municipais de Penedo, com alunos do 6º ano do ensino fundamental.

Na mesma ocasião, a bibliotecária do Campus Penedo, Mariana Assunção, explicou para os alunos como funcionam as bibliotecas virtuais.Bibliotecas virtuais – Logo após as apresentações, a bibliotecária do Campus Penedo, Mariana Assunção, explicou para os alunos presentes como funcionam as bibliotecas virtuais disponíveis para a comunidade do Instituto Federal de Alagoas. As orientações dadas se referiram ao uso das ferramentas Pearson, Minha Biblioteca, Portal Periódicos Capes e Ebrary. Além de mostrar como ocorrem os acessos, Mariana informou sobre os materiais que podem ser encontrados em cada biblioteca (livros, revistas, artigos científicos, trabalhos, pesquisas e relatórios).

No auditório, a programação do período da manhã foi encerrada com a palestra sobre Empreendedorismo, proferida pelo administrador de empresas, Clodoaldo Nascimento, que presta serviço para o Sebrae, em Maceió. Em seguida, os participantes foram conduzidos as salas onde aconteceram os minicursos Google Earth aplicado ao Meio Ambiente e TCC: como enfrentar esse “bicho papão” e as oficinas Produção de Sabão Ecológico e Hortas Verticais.

No período da tarde, das 13h às 17h, as atividades programadas incluem a exibição de documentário, apresentação musical, palestra sobre o combate ao tráfico de animais silvestres, entrega da premiação do concurso de fotografia e oficinas. A programação da I Semana de Meio Ambiente será encerrada na quinta-feira (9) pela manhã, com o plantio de mudas. Como a atividade envolverá somente alguns alunos e não durará o turno inteiro, o campus terá dia letivo normal para todas as turmas.

Para conferir fotos das atividades no segundo dia do evento, acesse a página do Ifal Penedo no Facebook.

Matérias relacionadas:

Começam atividades da I Semana de Meio Ambiente