Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Interesse pela linguagem poética reúne estudantes do Ifal Penedo em produção de livro
conteúdo

Notícias

Interesse pela linguagem poética reúne estudantes do Ifal Penedo em produção de livro

Intitulada “A receita da vida”, a obra literária de autoria coletiva traz 40 poemas de oito discentes sobre as fases da vida
publicado: 04/11/2022 19h39, última modificação: 05/11/2022 14h31
Exibir carrossel de imagens Deisiane, Helena, Valéria e Darlison são quatro dos oito autores da obra

Deisiane, Helena, Valéria e Darlison são quatro dos oito autores da obra

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

As visões e sentimentos de oito jovens acerca da trajetória de vida do ser humano são o que preenchem as páginas do livro “A receita da vida”, produzido por estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. De exemplar único feito artesanalmente, a obra traz uma série de poemas escritos por Damião Francisco Neto, Darlison Santos, Deisiane Torres, Estefanny Vitoria, Helena Beatriz, Miguel Gama, Rodrygo Pires e Valéria Silva.

A missão de cada autor foi expressar, em linguagem poética, seu olhar sobre as seguintes fases da vida: infância, adolescência, maioridade, velhice e morte. Por enquanto, o livro está disponível somente de forma virtual na página poemas.rodrygopires.repl.co, onde é possível baixá-lo em PDF. Ao todo, são 40 poemas divididos em cinco capítulos com oito textos cada. A expectativa do grupo é conseguir colaboradores para viabilizar a impressão de exemplares, tornando a obra fisicamente acessível às pessoas interessadas.

Idealizadora e participante dessa iniciativa protagonizada por estudantes, a aluna do 3° ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio, Valéria Silva Santos, de 17 anos, conta por que todo o grupo se sente realizado. “Este livro foi uma grande realização para todos nós, já que não havia ocorrido algo parecido no campus. E, com nosso empenho, conseguimos ver esse trabalho consolidado. A contribuição de cada um fez com que, mais que um livro cheio de palavras, ele se tornasse um livro cheio de sentimentos. Pois, é isso que os poemas passam: experiências individuais, sentimentos, achismos, aprendizados”, diz a estudante.

Para tornar o livro acessível, Rodrygo Pires criou uma página virtual, onde é possível baixar o arquivo em PDF Recém-egresso do mesmo curso técnico, Rodrygo Pires da Silva, de 18 anos, destaca a importância da leitura dessa produção coletiva. “O livro representa as angústias, medos e sensações que oito jovens expressam sobre fases da vida, ou seja, coisas que viveram e que ainda vão viver. De forma poética, tudo fica mais fácil de se assimilar, porque poesia é a forma mais pura de expressão de sentimentos e, quando ela é feita por jovens, gera uma identificação com os outros jovens que lerão, fazendo com que todos reflitam: qual vai ser a receita da minha vida? Usarei esses ingredientes ou adicionarei novos? Quer dizer, são vários questionamentos válidos e lições importantes presentes ali, que valem a pena serem lidos”, explica.

Valéria Silva também ressalta a preocupação do projeto em recuperar o interesse dos jovens para as obras literárias. “Em conversa com alguns integrantes, sempre falamos sobre o quanto o poema e a poesia, às vezes, parecem estar se extinguindo entre essa geração ou sendo menos consumidos. Então, ser a resistência a isso e ver os olhos de cada pessoa, especialmente jovens, brilhando ao ler nossas criações, é muito gratificante. Ver a identificação das pessoas com nossas palavras tornam nossos sentimentos coletivos. E isso é incrível”, fala entusiasmada a discente.

Da criação do grupo literário ao livro de poemas

De acordo com Valéria, a ideia de fazer o projeto surgiu durante os encontros do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) do Campus Penedo, que tem como uma das orientadoras a professora de Arte, Eurípedes Norberta da Silva.

Em uma das reuniões do Pipad, conversamos sobre a produção de cada uma das áreas, inclusive, da literatura. Quando soubemos da realização da semana de ciência e tecnologia, pensamos em fazer algo novo. Como a professora Norberta sabia que eu escrevia e já havia proposto algumas atividades para mim, sugeriu algo nesse sentido. Me encarreguei da organização e fiquei responsável por chamar as outras pessoas. Fizemos, então, surgir o Grupo de Poema e Poesia do Ifal Penedo”, explica a estudante.

Sobre a participação da professora de Arte no projeto de criação do livro, Valéria fala sobre o suporte que recebeu. “Ela cooperou com a impressão do exemplar que produzimos artesanalmente e sempre esteve aberta a nossas opiniões, sempre respeitando nossa liberdade criativa e abraçando o projeto desde seu início”, relata.

Obra traz 40 poemas divididos em cinco capítulos que representam cada fase da vidaApós reunir os participantes que compõem o grupo, Valéria realizou um encontro com mais dois integrantes da equipe, Darlison Santos e Rodrygo Pires, para definir o norte do livro de poesias. Quem explica por que sugeriu a temática abordada na obra e como ele e Valéria escolheram o título é o egresso Rodrygo.

Como seria uma coletânea de poemas, não queríamos que o tema fosse livre para não ficarem todos destoados. Então, dei a ideia de trabalharmos um tema em que todos pudessem seguir e, mesmo assim, serem livres pra se expressar. Foi quando sugeri falarmos sobre a vida e suas fases, para que os poemas de todos os autores se completassem, mesmo sendo únicos”.

Quanto ao título, ele conta que resulta de um consenso a respeito de o livro representar os diferentes pensamentos sobre um mesmo tema. “Por isso, ‘a receita da vida’, que significa diferentes formas de se viver. E, assim como em um livro de receitas, aqui colocamos os ingredientes para que ela seja feita. O exemplo está na abertura dos capítulos: Infância – Uma colher de aventura, Adolescência – Meia xícara de descobertas, Maioridade – Uma pitada de reencontro, Velhice – Uma porção de lembranças e Morte – Uma dose de saudades”, detalha o técnico em Química.

Quanto aos bastidores da produção literária, Valéria ressalta que um dos ingredientes principais foi o ótimo relacionamento da equipe, além da ajuda de outras pessoas para a revisão dos textos e a produção da capa do livro. “Ao terminar de escrever, colocávamos no grupo [de rede social] e recebíamos críticas construtivas, elogios e correções. Vale destacar também a presença da monitora de literatura do Pipad presente no grupo, que revisou o livro, e a cooperação dos alunos João Pedro e Ellen Monalisa para ilustrar a capa”.

Incentivo ao protagonismo estudantil

Valéria, Damião e Darlison entre os premiados no concurso literário da Flifal 2022Sobre como se sentem apoiados pelo Ifal Penedo nas atividades relacionadas à área cultural, Rodrygo relata que “o campus sempre contribuiu dando suporte e incentivando à prática da escrita literária entre os estudantes. A concretização desse projeto mostra a diversidade e o impacto do apoio da instituição nessa área”, reforça o discente.

Um dos exemplos desse apoio é a realização da Feira de Linguagens e Literatura (Flifal), que tem entre suas atividades a realização de oficinas e do concurso literário. A terceira edição do evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro deste ano e teve alguns membros que assinam o livro “A receita da vida” premiados no concurso. Na categoria Poema, Damião Francisco Neto conquistou o primeiro lugar, Darlison Santos o segundo e Valéria Silva recebeu menção honrosa. Já na categoria Miniconto, foi a aluna de Química quem ficou na primeira colocação.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves