Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições para ingresso nos cursos técnicos do Ifal Penedo

Abertas inscrições para ingresso nos cursos técnicos do Ifal Penedo

Processo Seletivo 2022.1 visa ao preenchimento de 184 vagas distribuídas nos cursos integrados e subsequente ao ensino médio.
por Lidiane Neves publicado: 30/12/2021 14h59, última modificação: 18/01/2022 10h42

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está com inscrições abertas do Processo Seletivo 2022.1 para ingresso nos cursos técnicos ofertados pelo Campus Penedo. Ao todo, são 184 vagas, das quais 144 nos cursos de Meio Ambiente e Química na modalidade integrado, para quem deseja estudar o ensino médio regular e, em paralelo, ter a formação profissional escolhida. As outras 40 vagas são para o curso de Química na modalidade subsequente, destinadas a quem tiver o ensino médio concluído até a data da matrícula.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 30 de janeiro exclusivamente pela internet no site exame.ifal.edu.br. Na mesma página, as pessoas interessadas devem conferir os editais referentes ao certame: Edital Nº 57/2021 - Cursos Integrados e Edital Nº 58/2021 - Cursos Subsequentes. Ambos detalham todas as regras do processo que, assim como no ano anterior, tem como método de seleção a análise do histórico escolar. Nesta edição, a novidade é o aumento do percentual das cotas reservadas a candidatos de escola pública que passou de 60% para 70%.

Os candidatos aos cursos da modalidade integrado (Meio Ambiente e Química) serão selecionados com base nas notas do 6º ao 8º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para os candidatos ao curso subsequente (Química), serão consideradas as notas do 1º e 2º ano do ensino médio nas disciplinas mencionadas. Quem concluiu o ensino fundamental ou o médio em outro modelo (supletivo, EJA, Enem ou Encceja, por exemplo) deverá inserir uma única média para cada disciplina. Os detalhes sobre cálculo, registro e formato das médias devem ser conferidos no Anexo III de cada edital.

Como se inscrever

No primeiro acesso ao site exame.ifal.edu.br, é necessário preencher o Cadastro (dados pessoais), informando o número do CPF próprio do candidato (não pode ser o CPF da mãe, pai ou outro responsável legal). Depois, deve-se clicar para realizar a inscrição no curso e turno desejados. Antes de concluir esta etapa, é importante fazer a checagem de todos os dados para possíveis correções, pois é de total responsabilidade do candidato o preenchimento correto do formulário on-line.

Para finalizar a inscrição, é necessário informar as médias das disciplinas exigidas e anexar uma cópia digital do CPF e do histórico escolar ou declaração escolar. Os documentos anexos poderão ter no máximo 10 MB, em formatos PDF/JPEG/JPG/TIFF/PNG. No caso do histórico ou declaração escolar, o documento deverá conter: o nome completo do candidato, o carimbo e a assinatura do responsável pela escola e deverá estar digitalizado na íntegra (frente e verso, se for o caso). Para quem tem dúvidas, os editais disponibilizam no Anexo II o modelo da declaração escolar.