Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo se torna polo EaD de especialização em Docência na Educação Profissional
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo se torna polo EaD de especialização em Docência na Educação Profissional

Unidade oferta 30 vagas e as inscrições do processo seletivo estarão abertas até 16 de agosto.
por Lidiane Neves publicado: 28/07/2020 08h19, última modificação: 28/07/2020 08h20

Além de cursos técnicos presenciais e cursos de graduação na modalidade a distância (EaD), o Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) passa a ser polo de pós-graduação, com a oferta da especialização em Docência na Educação Profissional. São 30 vagas destinadas a portadores de diploma de curso superior (tecnólogo e/ou bacharelado) em qualquer área do conhecimento e que não possuam licenciatura ou curso equivalente.

Lançado pela reitoria do Ifal na segunda-feira, 27, o edital do processo seletivo é unificado e envolve outros cinco polos – Arapiraca, Maceió, Maragogi, Piranhas e São José da Laje –, totalizando 180 vagas ofertadas. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até as 19h59 do dia 16 de agosto, mediante o preenchimento de formulário eletrônico e o envio de documentos digitalizados, no site http://ead2.ifal.edu.br/selecao.

Os documentos que deverão ser anexados ao formulário incluem: diploma de graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); documento de identificação do candidato; Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante do tempo de experiência na docência, se houver; currículo Lattes; e carta de intenção, além da documentação comprobatória caso a inscrição seja para concorrer às vagas reservadas (cotas). Todos os documentos exigidos estão descritos no item 3 do edital.

Para concorrer às vagas, o candidato deve possuir facilidade de acesso diário ao uso de computadores, tablets e/ou smartphones com conectividade à internet, que permitam a participação no curso; habilidade no uso de ferramentas tecnológicas tais como webconferência, e-mail, chat, fórum, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), entre outros; e ter uma conta Google.

A seleção ocorrerá em duas etapas: análise da documentação dos inscritos e análise dos critérios de classificação: tempo de experiência profissional docente e carta de intenção, sendo a primeira etapa eliminatória e a segunda classificatória. Conforme o cronograma, o resultado preliminar da fase 1 será divulgado em 19 de agosto e o da fase 2 no dia 29 do mesmo mês. Passados todos os prazos de recursos, a divulgação do resultado final está prevista para 3 de setembro. As matrículas dos aprovados serão realizadas no período de 4 a 8 de setembro e o início das atividades se dará no dia 15 de setembro.

Sobre a especialização

Com duração de 12 meses, o curso tem carga horária total de 620 horas, incluído o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), haverá aulas presenciais e não presenciais, que serão desenvolvidas segundo cronograma a ser divulgado pela coordenação.

As aulas e as avaliações presenciais acontecerão no polo para o qual o estudante se matriculou, em dias de sábado, das 8h às 17h. Porém, durante o período de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, essas atividades presenciais obrigatórias podem ser substituídas por momentos remotos, devidamente autorizados por ato normativo institucional, até que sejam liberadas. Ao final do curso, o estudante receberá o título de Especialista em Docência na Educação Profissional.