Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo promove Curso de Introdução à Pesquisa de 13 a 15 de setembro

Ifal Penedo promove Curso de Introdução à Pesquisa de 13 a 15 de setembro

Formação voltada para estudantes do campus ocorrerá de forma on-line e com emissão de certificado
publicado: 02/09/2022 11h35, última modificação: 02/09/2022 11h35

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo realizará, de 13 a 15 de setembro, o Curso de Introdução à Pesquisa 2022, de forma on-line, na plataforma Google Meet.

A iniciativa é direcionada para todos os discentes regularmente matriculados nos cursos técnicos (integrado ou subsequente ao ensino médio) e superior. São 80 vagas disponíveis, mediante inscrição prévia por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/KehPd5eEYnsV4eSn9.

A participação é obrigatória para todos os estudantes bolsistas dos projetos de iniciação científica (Pibic) e de desenvolvimento tecnológico e inovação (Pibiti). Os respectivos docentes e técnicos administrativos orientadores e os alunos voluntários também podem participar.

Com carga horária total de 15h e emissão de certificado, o curso tem como objetivo aproximar os alunos do ensino médio e calouros do superior das práticas de investigação científica e dialogar sobre a diversidade de conhecimentos que direcionam o ato da pesquisa.

Durante os três dias do evento, serão abordados cinco temas: Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Levantamento Bibliográfico e Estado da Arte; Ética em Pesquisa; Pesquisa em Base de Dados; e Pesquisa Qualitativa e Quantitativa.

Os conteúdos serão ministrados por quatro servidores docentes do Ifal, sendo um deles o coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Cepsh/Ifal), Gilson Oliveira, e três do próprio Campus Penedo: Kleyfton Soares, Jarbas Maurício Gomes e Marcio Abreu.

Para conferir a programação detalhada, CLIQUE AQUI.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves