Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal abre seleção para pós em Educação Ambiental e Cultural no Campus Penedo

Ifal abre seleção para pós em Educação Ambiental e Cultural no Campus Penedo

Inscrições para curso de especialização a distância começam nesta segunda-feira, 23, e se estendem até 5 de junho
por Lidiane Neves publicado: 23/05/2022 08h00, última modificação: 23/05/2022 08h00

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) abre nesta segunda-feira, 23, as inscrições para o curso de especialização em Educação Ambiental e Cultural, ofertada no formato a distância pelo Campus Penedo. São 60 vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever até 5 de junho, gratuita e exclusivamente, pelo site exame.ifal.edu.br.

A seleção ocorrerá em duas etapas: avaliação de currículo Lattes, de caráter eliminatório, e avaliação de proposta de pesquisa. Na segunda etapa, apenas serão consideradas as propostas de pesquisa dos candidatos classificados na anterior, sendo desclassificados aqueles que obtiverem nota inferior a sete pontos. Para conferir o cronograma completo com todas as regras do processo seletivo, acesse o edital completo (CLIQUE AQUI)

A especialização em Educação Ambiental e Cultural tem como público-alvo profissionais da rede pública e privada com diploma de graduação em quaisquer áreas afins do curso e demais profissionais na área das Ciências Humanas, com grau de bacharel, licenciado ou tecnólogo. A finalidade é proporcionar a esses profissionais o aprofundamento nas questões socioambientais e culturais, com a perspectiva de possibilitar o aperfeiçoamento do conhecimento e da pesquisa sobre a realidade econômica, social, política, ambiental, cultural e educacional da região.

A duração total da pós-graduação será de 15 meses, com início previsto para 5 de agosto. A metodologia envolve atividades on-line síncronas e assíncronas, com disciplinas agrupadas em quatro módulos de três meses cada. Os três meses restantes são para que os estudantes se dediquem à elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC). Para mais detalhes sobre a estrutura curricular da especialização, CLIQUE AQUI

Como se inscrever

Caso seja o primeiro acesso no sistema de inscrição do site exame.ifal.edu.br, o candidato deve inicialmente preencher o cadastro com seus dados pessoais. O segundo passo será clicar na opção inscrever-se da seleção específica e fazer a checagem de todos os dados para possíveis correções, sendo de total responsabilidade do candidato o seu preenchimento correto. Para quem já tem cadastro no sistema, basta fazer o login usando número de CPF e senha anteriormente cadastrados.

No ato de inscrição, além de preencher o formulário eletrônico, o candidato deverá anexar a seguinte documentação (em arquivo no formato PDF): proposta de pesquisa (ver detalhes de como deve ser o documento no edital); currículo Lattes (com as devidas orientações e documentos comprobatórios); carteira de identidade, CPF e diploma de graduação (digitalizados frente e verso).

A depender da reserva de vagas (cota) escolhida, será também necessário anexar a declaração de pertencimento à comunidade quilombola; o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI); o laudo médico de pessoa com deficiência (PcD); o comprovante de exercício do magistério ou de atuação profissional na rede pública de ensino estadual, municipal ou federal; e o comprovante de exercício do magistério ou de atuação em cargo técnico-administrativo do Ifal.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e a oferta do curso de especialização, o contato pode ser direcionado ao e-mail educacaoambiental.penedo@ifal.edu.br.