Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Estudantes do Ifal Penedo recebem carteira com QR Code para acesso à alimentação escolar

Campus adota aplicativo para facilitar o atendimento aos alunos e o controle dos lanches do PNAE fornecidos
por Lidiane Neves publicado: 02/08/2022 14h18, última modificação: 02/08/2022 14h28

A partir desta quarta-feira, 3, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo utilizará um aplicativo com leitor de QR Code para a entrega dos lanches adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e destinados aos estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequente ao ensino médio. As carteirinhas com nome, foto, número de matrícula e código a ser lido já estão disponíveis, devendo ser resgatadas pelos discentes na área de convivência (em frente à cantina) ou na biblioteca.

O aplicativo, que facilitará o atendimento aos alunos e controle do número de refeições, foi desenvolvido pelo técnico de Tecnologia da Informação do Ifal Piranhas, Cássio Aquino Rocha, a pedido da Direção-Geral daquele campus. A adoção do software pelo Ifal Penedo se deu a partir da sugestão da nutricionista Raíza Pinheiro. A Direção-Geral da unidade de ensino acatou a ideia, colocada em prática com a colaboração do servidor Jamerson Cavalcante e das terceirizadas Ana Paula Miguel e Tamires Tavares, para a confecção das carteirinhas.

Até então, o campus controla o acesso dos estudantes ao lanche do PNAE com a entrega diária de fichas numéricas na recepção, o que gera o enfrentamento de duas filas pelos estudantes (uma para receber a ficha e outra para o lanche). Com a utilização do aplicativo, a expectativa é também otimizar o acesso aos dados para a produção de relatórios do setor de Nutrição vinculado à Assistência Estudantil, já que o levantamento dessas informações deixa de ser manual. Existe ainda a ideia de usar o mesmo sistema para acesso ao refeitório, quando for finalizada a obra de reforma e houver a contratação da empresa que fornecerá almoço e jantar aos estudantes.

Cuidados com a carteirinha

O documento recebido pelo estudante é de uso pessoal e intransferível, devendo o aluno ter responsabilidade para evitar sua perda ou danos. Os cuidados básicos com a carteirinha incluem: guardá-la na bolsa/mochila e trazê-la diariamente para o Ifal; não dobrar, cortar as pontas, colar adesivos ou rabiscar o documento; e não deixá-la em contato com água ou produtos abrasivos que podem apagar o QR Code gravado nela.