Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Equipe da reitoria visita Ifal Penedo para averiguar obras pendentes e área do ginásio
conteúdo

Notícias

Equipe da reitoria visita Ifal Penedo para averiguar obras pendentes e área do ginásio

Refeitório e laboratórios terão adequações físicas concluídas pela nova empresa contratada via orçamento da reitoria
por Lidiane Neves publicado: 12/01/2023 17h10, última modificação: 12/01/2023 17h21

O Campus Penedo recebeu, na última quarta-feira, 11, a equipe da Diretoria de Infraestrutura e Expansão (Diex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A visita teve como objetivo fazer o levantamento das pendências das obras de reforma e adequação iniciadas no refeitório e em alguns laboratórios, há cerca de um ano e meio. Na ocasião, foram discutidos detalhes técnicos da área onde será construído o ginásio poliesportivo da unidade de ensino, que também ganhará um campo de futebol society.

A iniciativa dá sequência ao compromisso assumido pelo reitor Carlos Guedes, quando visitou o Ifal Penedo, em dezembro do ano passado, com sua equipe de gestão para mais uma edição do projeto Reitoria no Campus. Na ocasião, ele anunciou a implantação dos dois espaços para a prática de esportes com a emenda parlamentar concedida pelo deputado federal Paulo Fernando dos Santos, conhecido como Paulão. São R$ 10 milhões garantidos, que também beneficiarão obras em outros campi.

VISITA DA DIEX AO CAMPUS PENEDO (2).jpegPara a construção do ginásio, a equipe da Diex vem trabalhando a partir de um projeto básico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que passará por adequações para melhor atender as necessidades da instituição.

Segundo a diretora de Infraestrutura e Expansão do Ifal, Jordânnya Silva, dentre os ajustes já acertados, estão o revestimento de cerâmica do piso ao teto nos banheiros/vestiários, a colocação de portas de alumínio em vez de madeira e o uso de uma tinta diferenciada para aumentar a durabilidade da pintura do chão da quadra.

VISITA DA DIEX AO CAMPUS PENEDO (4).jpegO tamanho da quadra também será ampliado para permitir a prática de esportes variados. “A alteração fundamental está nas dimensões da área de jogo. No modelo padrão do FNDE, a área é de 14 metros de largura por 28 metros de comprimento. Com as adequações que fizemos, essa área mudou para 16x32m”, explicou o engenheiro civil da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI), Marcos Vinícius.

Também integraram a equipe que visitou as dependências do Ifal Penedo, a coordenadora de Obras, Gabriela Veiga, e o técnico em edificações José Wellington. Do campus, acompanharam o trabalho in loco da Diex/PRDI, o diretor-geral Felipe Thiago Souza, a professora Bruna Machado Dória, que tem formação em Arquitetura e Urbanismo, e o técnico em eletrotécnica Frankleython Santos.

Obras pendentes

VISITA DA DIEX AO CAMPUS PENEDO (7).jpegA vistoria contou ainda com a presença de representantes da nova empresa que concluirá a reforma e adequação do refeitório e laboratórios de Química Geral, Microbiologia e Física/Matemática. Tais obras foram iniciadas em agosto de 2021 e houve, por parte da construtora, problemas de execução, que ocasionaram o descumprimento do prazo de entrega, culminando com o abandono dos trabalhos em sua fase final.

“Era para tudo ser finalizado em fevereiro do ano passado. Além do serviço inacabado, foram identificados problemas com relação ao que foi executado, como as estruturas de sustentação da caixa d’água do refeitório e das bancadas do Laboratório de Física/Matemática”, afirmou o diretor-geral do Ifal Penedo. Ele acrescentou que, embora já estejam liberados para a realização de aulas práticas e outras atividades, os outros dois laboratórios que passaram por adequação para instalação de bancadas também têm pendências, como as cubas das pias que não foram trocadas, conforme estabelecido no contrato.

VISITA DA DIEX AO CAMPUS PENEDO (6).jpegQuanto às obras do refeitório, os serviços pendentes levantados durante a visita da equipe da Diex incluem a colocação de piso, revestimento de cerâmica até o teto e bancadas de inox na área de cocção e copa limpa e a instalação de toda a parte hidráulica. “Já no espaço da cantina do campus, que foi incluído no mesmo contrato anterior, faltou a colocação das portas e esquadrias”, completou o diretor-geral, destacando que há pressa na entrega do refeitório, porque o pregão eletrônico destinado à contratação da empresa responsável pelo serviço de alimentação já está marcado para acontecer em fevereiro.

Segundo Felipe Thiago, a nova construtora terá até maio deste ano para concluir todas as pendências levantadas. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados até a próxima semana. Assim como a construção do ginásio poliesportivo e do campo de futebol society, os recursos financeiros para a contratação dessa nova empresa serão viabilizados pela reitoria do Ifal.