Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições para ingresso em curso superior do Ifal Penedo por transferência ou equivalência

Oferta é de 15 vagas para o bacharelado em Química Industrial; interessados devem se inscrever até quinta-feira, 9
publicado: 06/02/2023 05h42, última modificação: 07/02/2023 08h53

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) abre, nesta segunda-feira, 6, as inscrições do processo seletivo para ingresso, por transferência ou equivalência, no curso de graduação em Química Industrial (bacharelado) do Campus Penedo, no primeiro semestre letivo de 2023. A oferta total é de 15 vagas, sendo 10 para quem se inscrever na modalidade de transferência externa e interna e cinco vagas para os candidatos que visam ingressar por equivalência.

O processo é regido pelos editais nº 04 e nº 05/2023/DSI/PROEN-IFAL, que se encontram publicados no site exame.ifal.edu.br. A página é a mesma onde devem ser realizadas as inscrições, exclusivamente on-line, até as 23h59 de quinta-feira, 9. No site, o candidato deve localizar o Exame de Seleção da modalidade desejada (ingresso por transferência ou equivalência) e clicar em “ver oferta e documentospara ler o edital e, depois de conferir todas as regras, clicar em “inscreva-se”.

Caso seja o primeiro acesso ao sistema, é necessário se cadastrar inserindo os dados pessoais solicitados para criar o login com senha. No cadastro, as situações de erro de nome, CPF ou data de nascimento somente podem ser corrigidas mediante solicitação por e-mail para o endereço eletrônico dsi.copes@ifal.edu.br.

Público-alvo

O ingresso no bacharelado em Química Industrial por transferência é para quem está regularmente vinculado, em curso de graduação, no ano letivo vigente, em outra instituição de ensino superior devidamente reconhecida ou autorizada pelos órgãos competentes (Ministério da Educação ou Conselho Estadual de Educação) ou no próprio Instituto Federal de Alagoas. Quanto ao ingresso por equivalência, o público-alvo são as pessoas que já têm diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou revalidado no Brasil.

Para ambas as modalidades, a graduação em curso ou já obtida deve se enquadrar como área afim da Química Industrial: todos os cursos de Ciências Exatas e da Terra (Química Bacharelado, Química Licenciatura, Matemática, Engenharias, Geociências, Física, Ciência da Computação) e Farmácia; ou ainda os cursos superiores Tecnólogo em Alimentos e Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira, todos devidamente autorizados/reconhecidos pelo MEC.

Requisitos e documentação para se inscrever

Para ingressar por transferência ou equivalência, o candidato deve cumprir alguns requisitos obrigatórios que estão descritos no item 2.1 de cada edital. Quanto à documentação exigida no ato da inscrição on-line, a lista está detalhada no item 3.4 de cada edital. É necessário anexar a cópia digital dos documentos, devendo cada um ter tamanho máximo de 10 MB e estar no formato PDF ou imagem (JPEG/JPG/TIFF/PNG).

Durante o prazo de inscrições, compete exclusivamente ao candidato acompanhar o status da sua inscrição, no menu “minhas inscrições”. Caso a inscrição seja indeferida ou o candidato queira modificar as informações ou a documentação anteriormente anexada, será possível excluir, nesse período (de 6 a 9/02), a inscrição atual e realizar uma nova com o conteúdo correto.

Após o término das inscrições, a análise dos requerimentos ocorrerá entre 10 e 15 de fevereiro. O resultado preliminar será divulgado no dia 16 do mesmo mês e o candidato poderá interpor recurso no prazo de até 24 horas. As próximas etapas do cronograma incluem a análise do recurso (23/02), a publicação do resultado final (24/02) e o período de matrículas dos selecionados (27/02 a 02/03).

Dificuldades ou dúvidas para se inscrever devem ser comunicadas à Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) do Ifal Penedo por telefone ou e-mail: os contatos são (82) 2126-6409 ou cra.penedo@ifal.edu.br.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves