Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > DSI divulga edital de 40 vagas para curso subsequente de Química do Campus Penedo
conteúdo

Notícias

DSI divulga edital de 40 vagas para curso subsequente de Química do Campus Penedo

Inscrições começam no dia 18 de setembro

publicado: 02/09/2021 17h14, última modificação: 02/09/2021 17h14

Leonardo Teles (estagiário de jornalismo) e Roberta Rocha

O Departamento de Seleção de Ingressos (DSI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, nesta quinta-feira (2), o Edital nº 34/2021 que regulamenta a oferta das vagas do Curso Subsequente de Química do Campus Penedo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço exame.ifal.edu.br, de 18 de setembro a 10 de outubro.

Ao todo serão disponibilizados 40 vagas no turno noturno, destinadas a quem tiver concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula

O processo seletivo será feito pela análise de histórico escolar ou declaração escolar, que deve ser anexado no momento da inscrição. No edital, estão as exigências sobre o que deve constar no histórico e na declaração escolar para que a inscrição seja aceita, bem como um modelo de declaração escolar.

Também no Anexo III do edital constam instruções sobre como as médias devem ser registradas, pois a classificação no certame ocorrerá pela análise das notas do 1º e do 2º ano do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

Inscrição - Para se candidatar, é preciso  acessar o portal do Exame de Seleção dentro do prazo estipulado, preencher o cadastro e depois fazer a inscrição, com atenção redobrada aos dados como o CPF, data de nascimento e e-mail informado.

Em caso de dúvidas sobre o procedimento, é possível entrar em contato com o Departamento de Seleção de Ingressos do Ifal (). O resultado preliminar será publicado no dia 13 de outubro.

Cotas - Do total de vagas ofertadas, 16 são para Ampla Concorrência, enquanto as demais estão reservadas às situações de ações afirmativas I, II III, que são: candidatos com renda bruta familiar per capta menor ou igual a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) que equivale até R$ 1.497,00 por membro da família; independente de renda e Pessoas com Deficiência (PcD), respectivamente.

Em acordo com o Censo IBGE do ano de 2010, 67,21% das vagas reservadas serão para candidatos que se autodeclararem PRETOS, PARDOS ou INDÍGENAS (PPI), 20,91% aos candidatos que se autodeclararem de OUTRAS ETNIAS (OE) e 11,88% das vagas reservadas serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD).

Para mais informações, confira o Edital!