Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Docente do Campus Penedo desenvolve aplicativo de realidade aumentada para ensinar Química

Gratuita, plataforma visa facilitar a aprendizagem de Geometria Molecular no Ensino Médio e Superior

publicado: 20/09/2022 10h06, última modificação: 20/09/2022 10h06

Por Imarlan Gabriel, estagiário de Jornalismo

Imagine poder interagir com modelos de moléculas tridimensionais realísticas utilizando a câmera do celular, apontada para um mapa conceitual impresso? Isso é possível graças ao aplicativo Geometria Molecular-MapRA, desenvolvido com a tecnologia de realidade aumentada por Kleyfton Soares da Silva, docente de Química do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Penedo, e doutorando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências na Universidade de São Paulo (USP).

Desenvolvida sob a orientação de Paulo Rogério Miranda Correia, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e líder do Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais, a plataforma foi construída considerando a necessidade de inclusão e desenvolvimento de tecnologias digitais e da informação nas atividades pedagógicas, com o objetivo de potencializar a interatividade nas aulas de Química do Ensino Médio e Superior.Modelo molecular, bipirâmide trigonal, em realidade aumentada e formato tridimensional.jpg

A pesquisa conduzida em sala de aula, pelo professor do Campus Penedo, contou com a participação de 55 estudantes de graduação da USP e revelou que fatores emocionais e atencionais favoreceram a percepção espacial dos alunos do grupo que estudou com um mapa conceitual, utilizando a realidade aumentada, enquanto que aqueles que utilizaram o mapa conceitual com moléculas estáticas apresentou desempenho inferior.

Kleyfton Soares explica que o aplicativo já pode ser baixado e utilizado, de forma gratuita, por professores e estudantes. Além disso, ele conta que os docentes podem escolher a melhor estratégia de utilização da plataforma, de acordo com os objetivos da aula.

Trata-se de um aplicativo Android, de realidade aumentada, desenhado para promover a aprendizagem de geometria molecular: um conteúdo comumente abordado no primeiro ano do ensino médio. O referido saber químico é considerado de difícil assimilação devido à necessidade de visualização e compreensão de representações tridimensionais”, explicou.

Como baixar

O aplicativo funciona, atualmente, apenas no Sistema Operacional Android e pode ser baixado gratuitamente clicando AQUI. O link direciona a uma pasta no Onedrive onde estão disponíveis o arquivo para instalação (em apk), o mapa conceitual para impressão (em PDF), onde contém informações sobre moléculas químicas e as ilustrações codificadas, e o documento de texto com as instruções de instalação.

Após a instalação, abra a aplicação e aceite todas as solicitações. Para observar os modelos moleculares tridimensionais em realidade aumentada, dentro da plataforma, aponte a câmera do celular para as ilustrações no mapa conceitual impresso para que o aplicativo possa decodificá-las.

Sobre o aplicativo

O aplicativo foi construído a partir das ferramentas digitais Unity 3D, Vuforia, Jmol e CmapTools e registrado no INPI, em 2021, sob mediação da Agência USP de Inovação. A aplicação também foi premiada com honra ao mérito pela melhor apresentação da área de Ensino de Química na XIV Semana de Química da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Goiás, e ainda foi selecionada para ser apresentada no Show Room de Tecnologias USP by Santander 2022.

Sob Supervisão de Jhonathan Pino, jornalista.