Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > #DicaDeLeitura passa a fazer indicações de livros disponíveis em plataformas digitais

Ideia é ampliar a divulgação do acervo da Biblioteca Virtual Pearson e do Portal Domínio Público.
por Lidiane Neves publicado: 02/06/2020 09h56, última modificação: 03/06/2020 18h26

A iniciativa #DicaDeLeitura, realizada nas redes sociais do Ifal Penedo, foi retomada neste mês de junho com uma adaptação: as obras indicadas passam a ser do acervo digital disponível na Biblioteca Virtual Pearson e no Portal Domínio Público. A primeira dica nesse novo formato já está disponível e vem do professor Wellinghton Santos, com a obra O Alienista, de Machado de Assis (clique aqui para conferir).

Publicada mensalmente desde 2018, a #DicaDeLeitura resulta de uma parceria entre a Biblioteca e a Assessoria de Comunicação do campus, com o objetivo de divulgar o acervo literário da unidade de ensino e incentivar a leitura entre as comunidades interna e externa. As indicações são feitas pelos próprios estudantes ou pessoas que trabalham no Ifal Penedo (docentes, técnicos e terceirizados).

“Com a biblioteca do campus fechada desde março, devido à pandemia do coronavírus e à consequente suspensão das atividades presenciais, estávamos sem publicar as dicas de livros. A partir de agora, a ideia é manter o incentivo à leitura, mas com obras que podem ser gratuitamente acessadas de forma online”, explica a bibliotecária Luzia Oliveira.

Segundo a servidora, essa adaptação vai permitir uma maior divulgação das plataformas digitais bibliotecavirtual.ifal.edu.br e dominiopublico.gov.br. “Há pessoas que desconhecem essas duas possibilidades de leitura. No caso da Biblioteca Pearson, por exemplo, o Ifal garante acesso gratuito a qualquer estudante ou servidor da instituição desde 2016 e muitos deles não sabem”, diz Luzia, acrescentando que, para ter acesso ao acervo da Pearson, é necessário um cadastro prévio (confira no vídeo abaixo o passo a passo).

Para quem tem interesse em fazer alguma indicação e colaborar com a #DicaDeLeitura mensal, basta entrar em contato com os setores responsáveis pelo e-mail biblioteca.penedo@ifal.edu.br ou comunicacao.penedo@ifal.edu.br.