Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Confira programação das atividades de ensino remoto para turmas do 1º ao 3º ano/período

Nesta segunda (16) e quarta-feira (18), estudantes devem participar da Semana de Ambientação e Acolhimento.
por Lidiane Neves publicado: 16/11/2020 07h36, última modificação: 16/11/2020 07h36

Depois da primeira fase com as turmas concluintes, o Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo inicia nesta segunda-feira, 16, as atividades do ensino remoto emergencial (ERE) com os estudantes das turmas do 1º ao 3º ano/período dos cursos técnicos integrados e subsequente ao ensino médio (veja abaixo os horários de cada turma).

Durante a primeira semana de aulas, nesta segunda, 16, e quarta-feira, 18, à noite, todos os alunos devem também participar da programação de ambientação ao ERE, no canal do Ifal Penedo no YouTube. Serão dois dias de atividades, sempre no horário das 18h30 às 20h30, dedicados a acolher os alunos nesse novo e temporário método de ensino, enquanto durar a pandemia da Covid-19.

Na primeira noite, as turmas receberão as boa-vindas da equipe gestora do Campus Penedo e acompanharão a palestra do médico psiquiatra do Ifal, Jorge Luís Bezerra Guedes, que abordará o tema “Mudança de rotina, insegurança e ansiedade”. Já na quarta-feira, a equipe pedagógica conversará com os estudantes sobre as expectativas e percepções em relação ao ensino remoto, incluindo a exibição de um vídeo com mensagens de servidores. Logo depois, as equipes da Assistência Estudantil, Apoio Acadêmico e Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) darão alguns informes às turmas.

Conforme explicou o coordenador pedagógico, Marcio Abreu, foi possível concentrar a Semana de Ambientação e Acolhimento em dois dias, devido às reuniões que o Departamento de Ensino realizou na semana passada, já trabalhando com os estudantes informações sobre as metodologias e ambientes de aprendizado virtuais que serão utilizados. “Também suprimimos a parte que seria para apresentação dos planos de ensino de cada disciplina. Desta vez, essa apresentação ficará a cargo de cada docente, no primeiro dia de início efetivo de sua disciplina”, acrescentou.

Atividade com servidores

Na última sexta-feira, 13, houve um encontro preparativo para a retomada do calendário letivo, com o objetivo de acertar os últimos detalhes antes do reinício das aulas para as turmas do 1º ao 3º ano/período dos cursos técnicos. Na reunião que aconteceu pelo Google Meet, os professores receberam orientações pedagógicas gerais a respeito da Resolução nº 50/2020, que regulamenta o ERE no âmbito do Ifal, e discutiram a operacionalização da atividade docente durante a vigência do ensino remoto emergencial.

Em um segundo momento, a psicóloga Paulete Constantino conduziu um bate-papo sobre trabalho em tempos de ensino remoto. A profissional convidada atua no Campus São Miguel e no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

A programação das atividades com estudantes e servidores foi proposta pela Coordenação Pedagógica e organizada com a colaboração dos coordenadores dos cursos técnicos em Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química, além da psicóloga do campus, Bárbara Guerreiro.

Confira a programação das aulas do primeiro ciclo para cada turma, a partir desta segunda-feira (16/11):

ERE – 1º ano de Meio Ambiente A e B

ERE – 2º ano de Meio Ambiente A e B