Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Confira o edital de matrícula para pós em Educação Ambiental e Cultural

Confira o edital de matrícula para pós em Educação Ambiental e Cultural

Matrículas estarão abertas a partir desta segunda-feira (25/07) e se encerram no dia 3 de agosto

publicado: 22/07/2022 12h13, última modificação: 27/07/2022 16h05

Por Imarlan Gabriel  (estagiário de Jornalismo)

Já se encontra disponível o edital de matrícula para os aprovados no processo seletivo para o curso de especialização em Educação Ambiental e Cultural, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Penedo (CLIQUE AQUI). As matrículas estarão abertas a partir de segunda-feira, 25, e se encerram no dia 3 de agosto. A aula inaugural do curso acontece no dia 5 de agosto.

Para realizar a matrícula, os selecionados deverão enviar as cópias virtuais dos documentos necessários em formato PDF para o e-mail da Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) do campus: cra.penedo@ifal.edu.br.

Os documentos que precisam ser enviados são: frente e verso da carteira de identidade ou de habilitação (CNH), CPF, foto 3x4 (frontal e recente), comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou de casamento ou de divórcio, certidão de quitação eleitoral ou título de eleitor acompanhado do comprovante de votação da última eleição (maiores de 18 anos), frente e verso do documento que comprove a situação com o Serviço Militar (maiores de 18 anos do sexo masculino), termo de autorização de gravação e veiculação de imagem e/ou voz de estudantes para fins acadêmicos disponível como anexo I no edital e o diploma de graduação ou documento equivalente. Caso não possua o diploma, a/o selecionada/o deverá apresentar o documento de conclusão do curso, ou equivalente, no prazo de 30 dias contados a partir de 3 de agosto. Caso não apresente o documento, a matrícula será cancelada.

Para a reserva de vagas

Os selecionados que se autodeclararam negros (inclui pretos e pardos) devem complementar obrigatoriamente a documentação com a Declaração Étnico-racial preenchida – disponível como Anexo II no edital. Já os que se autodeclararam quilombolas precisam apresentar a declaração de pertencimento, que deve ser assinada por uma liderança local, ou, se possível, um documento da Fundação Palmares, que reconheça a comunidade como remanescente de quilombo.

Com relação à comunidade indígena, é preciso que o participante envie o Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) ou a Declaração de Pertencimento, que é emitida pelo grupo indígena reconhecido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e assinada por uma liderança local.

Já as pessoas com deficiência (PcD) que foram selecionadas terão que enviar obrigatoriamente o laudo médico com menos de seis meses de emissão (180 dias), com a Classificação Internacional de Doenças (CID) disponível como Anexo II no EDITAL N° 21/2022/PRPPI//IFAL (CLIQUE AQUI) , com a assinatura de um médico, constando a especialidade e o número do registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do profissional.

Por fim, para os professores da rede privada, é obrigatório enviar o comprovante de vínculo institucional emitido pela direção da instituição na qual o candidato está vinculado. No caso dos servidores públicos das redes federal, estadual, municipal, é obrigatório enviar anexado o comprovante de vínculo com o serviço público, como: termo de posse, portaria de nomeação, carteira funcional, comprovante salarial/contracheque atualizado do último mês anterior à matrícula ou identidade funcional.

Sobre a pós-graduação

A especialização em Educação Ambiental e Cultural é o primeiro curso de pós-graduação do Ifal Penedo. A finalidade é proporcionar o aprofundamento nas questões socioambientais e culturais, com a perspectiva de possibilitar o aperfeiçoamento do conhecimento e da pesquisa sobre a realidade econômica, social, política, ambiental, cultural e educacional da região.

A duração total será de 15 meses. A metodologia envolve atividades on-line síncronas e assíncronas, com disciplinas agrupadas em quatro módulos de três meses cada. Os três meses restantes são para que os estudantes se dediquem à elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC). Para mais detalhes sobre a estrutura curricular da especialização, CLIQUE AQUI.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves